AULA PRÁTICA SOBRE ALGAS E FUNGOS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96900 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2983 "inscrito_id" => 9009 "titulo" => "AULA PRÁTICA SOBRE ALGAS E FUNGOS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ensino de Biologia pode ser atrativo aos alunos, por promover o conhecimento de todos os seres vivos, a relações entre eles e também com o ambiente, levando a compreensão dos fenômenos que ocorrem e garantem a existência da vida. A adoção de metodologias de ensino diferenciadas, com uso de tecnologia e que promova a participação ativa dos alunos, favorece o sucesso do ensino de Biologia. Desta maneira, o trabalho tem o objetivo de relatar uma aula prática realizada sob a supervisão do professor de Biologia e da residente. A aula foi dividida em dois momentos, no primeiro momento foi realizada uma explanação sobre o conteúdo de algas e fungos, com apoio do livro didático, utilizando o aparelho projetor de multimídia e slide do power Point, No segundo momento foi realizada a prática no laboratório de Biologia do IFTO, iniciando com a observação dos fungos do filo basidiomycota, Pycnoporus sanguineus e Ascomycota, foi observado as estruturas como: ascocarpo, hifas, asco, lamela, corpo de frutificação entre outros, para a visualização foi utilizado o microscópio óptico. Na observação de algas, os alunos prepararam as lâminas, seguindo as orientações dadas, retiraram, com auxílio da pipeta de Pasteur uma gota de água contendo o material biológico, e depois colocaram a gota de água sobre a lâmina, posteriormente adicionaram um pedaço algodão por cima da lâmina, para a alga não se movimentar e com isso facilitar no momento da visualização, em seguida, colocaram a lamínula na lâmina, por último visualizaram e identificaram o tipo de alga presente, a alga encontrada foi a Euglena sp. Com essa prática pode-se constatar que os alunos conseguem compreender melhor o assunto quando se utiliza de recursos pedagógicos dinâmicos que envolve a participação dos mesmos, como uma aula prática de observação da microbiota no laboratório." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "679cd7105480e_31012025105840.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2025-01-31 10:58:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORRANY CÉSAR DANTAS" "autor_nome_curto" => "LORRANY" "autor_email" => "lorrany.dantas@estudante." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96900 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2983 "inscrito_id" => 9009 "titulo" => "AULA PRÁTICA SOBRE ALGAS E FUNGOS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ensino de Biologia pode ser atrativo aos alunos, por promover o conhecimento de todos os seres vivos, a relações entre eles e também com o ambiente, levando a compreensão dos fenômenos que ocorrem e garantem a existência da vida. A adoção de metodologias de ensino diferenciadas, com uso de tecnologia e que promova a participação ativa dos alunos, favorece o sucesso do ensino de Biologia. Desta maneira, o trabalho tem o objetivo de relatar uma aula prática realizada sob a supervisão do professor de Biologia e da residente. A aula foi dividida em dois momentos, no primeiro momento foi realizada uma explanação sobre o conteúdo de algas e fungos, com apoio do livro didático, utilizando o aparelho projetor de multimídia e slide do power Point, No segundo momento foi realizada a prática no laboratório de Biologia do IFTO, iniciando com a observação dos fungos do filo basidiomycota, Pycnoporus sanguineus e Ascomycota, foi observado as estruturas como: ascocarpo, hifas, asco, lamela, corpo de frutificação entre outros, para a visualização foi utilizado o microscópio óptico. Na observação de algas, os alunos prepararam as lâminas, seguindo as orientações dadas, retiraram, com auxílio da pipeta de Pasteur uma gota de água contendo o material biológico, e depois colocaram a gota de água sobre a lâmina, posteriormente adicionaram um pedaço algodão por cima da lâmina, para a alga não se movimentar e com isso facilitar no momento da visualização, em seguida, colocaram a lamínula na lâmina, por último visualizaram e identificaram o tipo de alga presente, a alga encontrada foi a Euglena sp. Com essa prática pode-se constatar que os alunos conseguem compreender melhor o assunto quando se utiliza de recursos pedagógicos dinâmicos que envolve a participação dos mesmos, como uma aula prática de observação da microbiota no laboratório." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "679cd7105480e_31012025105840.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2025-01-31 10:58:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORRANY CÉSAR DANTAS" "autor_nome_curto" => "LORRANY" "autor_email" => "lorrany.dantas@estudante." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }