ESUMO O presente trabalho trata-se de um recorte de uma experiência de investigação sobre a práxis docente no ensino de matemática, desenvolvida por licenciandos do 2º semestre do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Ouricuri, como parte integrante das atividades da disciplina de Didática 2. Para esta investigação tomamos como aparato teórico autores como: Libâneo (2017), Saviani (2011) e Haydt (2006). Como caminho metodológico utilizamos a abordagem qualitativa, por meio da Pesquisa de campo e como instrumento de coleta de dados a observação não-participante. Durante a ação realizou-se a observação de quatro aulas de matemática realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Médio no município de Ouricuri-PE em uma turma de 1º ano do Ensino Médio regular, nas quais o conteúdo enfocado foi: polinômios. Como achados, percebemos as muitas dificuldades que o professor observado encontrou para conseguir conduzir uma aula na qual os alunos tivessem foco e engajamento. A maior parte dos discentes não demonstraram atenção e envolvimento com a discussão proposta. As aulas foram conduzidas de forma expositiva e o docente procurou provocar o engajamento dos estudantes através de perguntas, porém esta ação não foi suficiente para permitir a construção de um diálogo que permitisse a aprendizagem de forma mais sólida. Estes aspectos, nos fizeram perceber a distância que muitos discentes veem entre os conteúdos que são explorados como parte do currículo e suas necessidades mais prementes. Referindo-se especificamente ao conteúdo explorado, essa desconexão se mostrou ainda mais profunda. Mesmo enquanto licenciandos em química, a condução desta investigação nos permitiu compreender o qual é complexa e a prática de ensino e os desafios que podemos enfrentar enquanto futuros docentes.