Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O EXERCÍCIO DA PRÁXIS DOCENTE NA ÁREA DE EXATAS: ENTRE DILEMAS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100144
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7247
    "inscrito_id" => 20082
    "titulo" => "O EXERCÍCIO DA PRÁXIS DOCENTE NA ÁREA DE EXATAS: ENTRE DILEMAS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "ESUMO O presente trabalho trata-se de um recorte de uma experiência de investigação sobre a práxis docente no ensino de matemática, desenvolvida por licenciandos do 2º semestre do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Ouricuri, como parte integrante das atividades da disciplina de Didática 2. Para esta investigação tomamos como aparato teórico autores como: Libâneo (2017), Saviani (2011) e Haydt (2006). Como caminho metodológico utilizamos a abordagem qualitativa, por meio da Pesquisa de campo e como instrumento de coleta de dados a observação não-participante. Durante a ação realizou-se a observação de quatro aulas de matemática realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Médio no município de Ouricuri-PE em uma turma de 1º ano do Ensino Médio regular, nas quais o conteúdo enfocado foi: polinômios. Como achados, percebemos as muitas dificuldades que o professor observado encontrou para conseguir conduzir uma aula na qual os alunos tivessem foco e engajamento. A maior parte dos discentes não demonstraram atenção e envolvimento com a discussão proposta. As aulas foram conduzidas de forma expositiva e o docente procurou provocar o engajamento dos estudantes através de perguntas, porém esta ação não foi suficiente para permitir a construção de um diálogo que permitisse a aprendizagem de forma mais sólida. Estes aspectos, nos fizeram perceber a distância que muitos discentes veem entre os conteúdos que são explorados como parte do currículo e suas necessidades mais prementes. Referindo-se especificamente ao conteúdo explorado, essa desconexão se mostrou ainda mais profunda. Mesmo enquanto licenciandos em química, a condução desta investigação nos permitiu compreender o qual é complexa e a prática de ensino e os desafios que podemos enfrentar enquanto futuros docentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20082_TB7247_10122023222321.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON DE SALES VASCONCELES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "andersonvasconceles@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100144
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7247
    "inscrito_id" => 20082
    "titulo" => "O EXERCÍCIO DA PRÁXIS DOCENTE NA ÁREA DE EXATAS: ENTRE DILEMAS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "ESUMO O presente trabalho trata-se de um recorte de uma experiência de investigação sobre a práxis docente no ensino de matemática, desenvolvida por licenciandos do 2º semestre do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Ouricuri, como parte integrante das atividades da disciplina de Didática 2. Para esta investigação tomamos como aparato teórico autores como: Libâneo (2017), Saviani (2011) e Haydt (2006). Como caminho metodológico utilizamos a abordagem qualitativa, por meio da Pesquisa de campo e como instrumento de coleta de dados a observação não-participante. Durante a ação realizou-se a observação de quatro aulas de matemática realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Médio no município de Ouricuri-PE em uma turma de 1º ano do Ensino Médio regular, nas quais o conteúdo enfocado foi: polinômios. Como achados, percebemos as muitas dificuldades que o professor observado encontrou para conseguir conduzir uma aula na qual os alunos tivessem foco e engajamento. A maior parte dos discentes não demonstraram atenção e envolvimento com a discussão proposta. As aulas foram conduzidas de forma expositiva e o docente procurou provocar o engajamento dos estudantes através de perguntas, porém esta ação não foi suficiente para permitir a construção de um diálogo que permitisse a aprendizagem de forma mais sólida. Estes aspectos, nos fizeram perceber a distância que muitos discentes veem entre os conteúdos que são explorados como parte do currículo e suas necessidades mais prementes. Referindo-se especificamente ao conteúdo explorado, essa desconexão se mostrou ainda mais profunda. Mesmo enquanto licenciandos em química, a condução desta investigação nos permitiu compreender o qual é complexa e a prática de ensino e os desafios que podemos enfrentar enquanto futuros docentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20082_TB7247_10122023222321.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON DE SALES VASCONCELES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "andersonvasconceles@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

ESUMO O presente trabalho trata-se de um recorte de uma experiência de investigação sobre a práxis docente no ensino de matemática, desenvolvida por licenciandos do 2º semestre do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Ouricuri, como parte integrante das atividades da disciplina de Didática 2. Para esta investigação tomamos como aparato teórico autores como: Libâneo (2017), Saviani (2011) e Haydt (2006). Como caminho metodológico utilizamos a abordagem qualitativa, por meio da Pesquisa de campo e como instrumento de coleta de dados a observação não-participante. Durante a ação realizou-se a observação de quatro aulas de matemática realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Médio no município de Ouricuri-PE em uma turma de 1º ano do Ensino Médio regular, nas quais o conteúdo enfocado foi: polinômios. Como achados, percebemos as muitas dificuldades que o professor observado encontrou para conseguir conduzir uma aula na qual os alunos tivessem foco e engajamento. A maior parte dos discentes não demonstraram atenção e envolvimento com a discussão proposta. As aulas foram conduzidas de forma expositiva e o docente procurou provocar o engajamento dos estudantes através de perguntas, porém esta ação não foi suficiente para permitir a construção de um diálogo que permitisse a aprendizagem de forma mais sólida. Estes aspectos, nos fizeram perceber a distância que muitos discentes veem entre os conteúdos que são explorados como parte do currículo e suas necessidades mais prementes. Referindo-se especificamente ao conteúdo explorado, essa desconexão se mostrou ainda mais profunda. Mesmo enquanto licenciandos em química, a condução desta investigação nos permitiu compreender o qual é complexa e a prática de ensino e os desafios que podemos enfrentar enquanto futuros docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.