DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9922 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 434 "titulo" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo visa analisar o auxílio que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula pode trazer para o processo de ensino aprendizagem, mesmo que a sua inserção no meio escolar, por vezes ainda seja vista como um universo de desafios. Assim, realizamos um estudo de caso com professores/cursistas de uma pós-graduação oferecida por uma instituição pública do estado da Paraíba, contando com a aplicação de um questionário versando sobre o tema proposto, buscando entender como o professor avalia esse uso. Baseados nos estudos de Lima e Moita (2011) que afirma que a tecnologia favorece a elaboração e à ampliação de conhecimentos que permitem procedimentos pedagógicos voltados à realidade, e Menezes (2009) que propõe que a escola e o professor não podem estar alheios a essas inovações, Moran (2013) afirma que tanto as escolas quanto os dispositivos móveis lidam com informação, dentre outros. Assim, após a realização da análise dos dados obtidos verificamos a concretização das hipóteses comprovando, assim, a relação entre o uso dos dispositivos móveis e o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e real, auxiliando o trabalho do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_14_25_idinscrito_434_82c51561ef2d25291df0fc4bbd18bd3b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA" "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9922 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 434 "titulo" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo visa analisar o auxílio que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula pode trazer para o processo de ensino aprendizagem, mesmo que a sua inserção no meio escolar, por vezes ainda seja vista como um universo de desafios. Assim, realizamos um estudo de caso com professores/cursistas de uma pós-graduação oferecida por uma instituição pública do estado da Paraíba, contando com a aplicação de um questionário versando sobre o tema proposto, buscando entender como o professor avalia esse uso. Baseados nos estudos de Lima e Moita (2011) que afirma que a tecnologia favorece a elaboração e à ampliação de conhecimentos que permitem procedimentos pedagógicos voltados à realidade, e Menezes (2009) que propõe que a escola e o professor não podem estar alheios a essas inovações, Moran (2013) afirma que tanto as escolas quanto os dispositivos móveis lidam com informação, dentre outros. Assim, após a realização da análise dos dados obtidos verificamos a concretização das hipóteses comprovando, assim, a relação entre o uso dos dispositivos móveis e o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e real, auxiliando o trabalho do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_14_25_idinscrito_434_82c51561ef2d25291df0fc4bbd18bd3b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JESSICA FERREIRA" "autor_email" => "jessikinhadp@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }