AFETO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99183 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5974 "inscrito_id" => 20568 "titulo" => "AFETO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA" "resumo" => "Muitas são as questões que permeiam a realidade das salas de aulas e, junto destas, inúmeras são as buscas por respostas. De todo modo, acreditamos ser possível a compreensão e problematização de algumas delas à luz de teorias consolidadas ao longo dos anos. Nesse sentido, a partir de uma breve revisão de literatura, a presente pesquisa delimitou como objetivo: analisar a relação do afeto e o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Assumindo uma abordagem qualitativa, as reflexões aqui desenvolvidas constroem através das contribuições de alguns pensadores, como: Henri Wallon (1975), Paulo Freire (1996), Jean Piaget (1976), Moacir Gadotti (1999), dentre outros. Os autores em que nos deleitamos, suscitaram o entendimento e a assimilação da necessidade da afetividade entre professor-aluno em sala de aula, tendo em vista que o afeto é parte primordial para as relações humanas e, assim, não sendo diferente na prática docente e no desenvolvimento intelectual do aluno. Portanto, entendemos que as relações afetivas exigem cuidados e não podem ser desconsideradas ou percebidas com relevância ínfima, mas alimentadas por aproximação respeitosa entre professor-aluno e aluno-professor, na busca por um ensino-aprendizagem mais humanizado e que considere que esses corpos possuem sentimentos e não podemos pensar neles de forma apartada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20568_TB5974_20062023163610.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA EUDEZIA PEREIRA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaeudezia79@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99183 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5974 "inscrito_id" => 20568 "titulo" => "AFETO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA" "resumo" => "Muitas são as questões que permeiam a realidade das salas de aulas e, junto destas, inúmeras são as buscas por respostas. De todo modo, acreditamos ser possível a compreensão e problematização de algumas delas à luz de teorias consolidadas ao longo dos anos. Nesse sentido, a partir de uma breve revisão de literatura, a presente pesquisa delimitou como objetivo: analisar a relação do afeto e o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Assumindo uma abordagem qualitativa, as reflexões aqui desenvolvidas constroem através das contribuições de alguns pensadores, como: Henri Wallon (1975), Paulo Freire (1996), Jean Piaget (1976), Moacir Gadotti (1999), dentre outros. Os autores em que nos deleitamos, suscitaram o entendimento e a assimilação da necessidade da afetividade entre professor-aluno em sala de aula, tendo em vista que o afeto é parte primordial para as relações humanas e, assim, não sendo diferente na prática docente e no desenvolvimento intelectual do aluno. Portanto, entendemos que as relações afetivas exigem cuidados e não podem ser desconsideradas ou percebidas com relevância ínfima, mas alimentadas por aproximação respeitosa entre professor-aluno e aluno-professor, na busca por um ensino-aprendizagem mais humanizado e que considere que esses corpos possuem sentimentos e não podemos pensar neles de forma apartada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20568_TB5974_20062023163610.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA EUDEZIA PEREIRA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaeudezia79@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }