Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHAT DE VIDEOCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99616
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6538
    "inscrito_id" => 4464
    "titulo" => "CHAT DE VIDEOCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "As novas tecnologias permitem formas de interação inéditas entre Professores e Alunos. Entre essas novas formas interativas, o “chat” presente em plataformas com transmissão ao vivo permite uma interação simultânea entre os espectadores e o apresentador, resultando na formulação e resolução de questionamentos sobre o assunto abordado na apresentação simultânea, enriquecendo, assim, a experiência de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, esse trabalha busca apresentar o relato das interações registradas nos comentários simultâneos durante as apresentações do Videocast da Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Videocast é uma dinâmica simulando um diálogo entre apresentadores e um(a) convidado(a), este(a) sendo um Professor(a) o qual vai introduzir um assunto da área de ciências e, posteriormente, irá discorrer interagindo com perguntas formuladas pelos apresentadores. Os episódios são divulgados semanalmente, no formato ao vivo, na plataforma Youtube. Em todos os Episódios, o palestrante é convidado a interagir com questões formuladas no chat, fornecendo informações adicionais. Desse contexto, pode-se destacar os Episódios da Professora Doutora Camilla Roncari e do Professor Doutor Erivan Façanha, intitulados Sistema Somatossensorial e Anatomia do trauma respectivamente. Os participantes formularam questionamentos sobre o assunto que estava sendo apresentado pelos professores e eles forneceram respostas de forma síncrona à apresentação do episódio. Os resultados observados foram a resolução de dúvidas no momento de sua formulação, satisfação dos participantes com as informações transmitidas pelo Videocast e com as respostas fornecidas no chat e a efetivação de um momento dinâmico, que propiciou a interação entre professor e aluno, quebrando, assim, a monotonia do espectador."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4464_TB6538_29062023211232.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS ANTONIO AVILA GOIS"
    "autor_nome_curto" => "LUIS GOIS"
    "autor_email" => "luisgois1231@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99616
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6538
    "inscrito_id" => 4464
    "titulo" => "CHAT DE VIDEOCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "As novas tecnologias permitem formas de interação inéditas entre Professores e Alunos. Entre essas novas formas interativas, o “chat” presente em plataformas com transmissão ao vivo permite uma interação simultânea entre os espectadores e o apresentador, resultando na formulação e resolução de questionamentos sobre o assunto abordado na apresentação simultânea, enriquecendo, assim, a experiência de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, esse trabalha busca apresentar o relato das interações registradas nos comentários simultâneos durante as apresentações do Videocast da Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Videocast é uma dinâmica simulando um diálogo entre apresentadores e um(a) convidado(a), este(a) sendo um Professor(a) o qual vai introduzir um assunto da área de ciências e, posteriormente, irá discorrer interagindo com perguntas formuladas pelos apresentadores. Os episódios são divulgados semanalmente, no formato ao vivo, na plataforma Youtube. Em todos os Episódios, o palestrante é convidado a interagir com questões formuladas no chat, fornecendo informações adicionais. Desse contexto, pode-se destacar os Episódios da Professora Doutora Camilla Roncari e do Professor Doutor Erivan Façanha, intitulados Sistema Somatossensorial e Anatomia do trauma respectivamente. Os participantes formularam questionamentos sobre o assunto que estava sendo apresentado pelos professores e eles forneceram respostas de forma síncrona à apresentação do episódio. Os resultados observados foram a resolução de dúvidas no momento de sua formulação, satisfação dos participantes com as informações transmitidas pelo Videocast e com as respostas fornecidas no chat e a efetivação de um momento dinâmico, que propiciou a interação entre professor e aluno, quebrando, assim, a monotonia do espectador."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4464_TB6538_29062023211232.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS ANTONIO AVILA GOIS"
    "autor_nome_curto" => "LUIS GOIS"
    "autor_email" => "luisgois1231@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As novas tecnologias permitem formas de interação inéditas entre Professores e Alunos. Entre essas novas formas interativas, o “chat” presente em plataformas com transmissão ao vivo permite uma interação simultânea entre os espectadores e o apresentador, resultando na formulação e resolução de questionamentos sobre o assunto abordado na apresentação simultânea, enriquecendo, assim, a experiência de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, esse trabalha busca apresentar o relato das interações registradas nos comentários simultâneos durante as apresentações do Videocast da Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Videocast é uma dinâmica simulando um diálogo entre apresentadores e um(a) convidado(a), este(a) sendo um Professor(a) o qual vai introduzir um assunto da área de ciências e, posteriormente, irá discorrer interagindo com perguntas formuladas pelos apresentadores. Os episódios são divulgados semanalmente, no formato ao vivo, na plataforma Youtube. Em todos os Episódios, o palestrante é convidado a interagir com questões formuladas no chat, fornecendo informações adicionais. Desse contexto, pode-se destacar os Episódios da Professora Doutora Camilla Roncari e do Professor Doutor Erivan Façanha, intitulados Sistema Somatossensorial e Anatomia do trauma respectivamente. Os participantes formularam questionamentos sobre o assunto que estava sendo apresentado pelos professores e eles forneceram respostas de forma síncrona à apresentação do episódio. Os resultados observados foram a resolução de dúvidas no momento de sua formulação, satisfação dos participantes com as informações transmitidas pelo Videocast e com as respostas fornecidas no chat e a efetivação de um momento dinâmico, que propiciou a interação entre professor e aluno, quebrando, assim, a monotonia do espectador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.