FERREIRA, Vandersson De Araújo et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/96135>. Acesso em: 22/11/2024 15:42
O conteúdo Eletroquímica está presente nos currículos de química, abordando principalmente as reações de transferência de elétrons que provocam a transformação de energia química em energia elétrica através das pilhas. Geralmente, esse conteúdo é considerado pelos estudantes como de difícil compreensão, devido ao seu nível de complexidade. Por esse motivo, é preferível que os professores se utilizem de metodologias que relacionem os conteúdos ao cotidiano dos estudantes. Neste sentido, destacamos a experimentação enquanto tendência pedagógica que pode proporcionar um melhor entendimento dos conceitos da Eletroquímica, bem como impulsionar os estudantes a compreenderem a relevância deste conteúdo no cotidiano. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi mapear a percepção dos estudantes sobre o experimento pilha de Daniell, como metodologia para auxiliar o ensino e a aprendizagem do conteúdo Eletroquímica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual da cidade de Areia – PB e os participantes foram sessenta estudantes da 3ª série do ensino médio. O estudo foi realizado em duas etapas: (I) aula expositiva e dialogada abordando o conteúdo Eletroquímica e (II) experimento, voltado a construção, junto aos estudantes, de pilhas de Daniell (com soluções de ZnSO4, CuSO4 e NaCl, placa metálica de zinco e de cobre, béqueres, conta gotas, mangueira, algodão, fio, lâmpada de led e voltímetro) com voltagem suficiente para acender uma lâmpada de led. Para a construção dos dados foi solicitado que os estudantes relatassem as suas percepções quanto ao experimento. Com base nos resultados obtidos, percebemos que 30% dos estudantes relataram que foi a primeira vez que realizaram um experimento assim em sala de aula. Além disso, 90% dos estudantes afirmaram que o experimento foi importante para o entendimento do conteúdo, pois relacionaram a teoria com a prática. Observamos que os conceitos discutidos em aula foram explorados nos relatos dos estudantes, demonstrando o entendimento destes quanto ao conteúdo.