A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO FUNDAMENTO PARA A PRÁXIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97841 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4256 "inscrito_id" => 6471 "titulo" => "A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO FUNDAMENTO PARA A PRÁXIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho, fruto da Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa História, Educação, Sociedade e Política – GHESP e do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras, versa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) enquanto subsídio didático-metodológico, pedagógico e de práxis educativa para o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, tendo como ponto basilar a consciência sócio-crítica tanto do discente quanto do docente no processo de ensino-aprendizagem. Assim, considerando os diversos mecanismos de estudos que, tradicionalmente, retratam os aspectos linguísticos, de leitura, escrita, oralidade e contextos diversificados, por vezes de forma decorativa, restritiva, há que se pensar em novas possibilidades metodológicas que integrem o estudante de forma contextualizada, crítica e significativa ao conteúdo da linguagem em seus mais diferentes aspectos, oportunizando seu letramento integral, multimodal e reflexivo. Destarte, a PHC caminha nessa direção, oportunizando o esclarecimento acerca da especificidade e natureza da educação, bem como sua relação política e contradições, agregando novas perspectivas na dinâmica de estudos através de seu método pedagógico, isto é, através de seus cinco momentos organizadamente articulados: prática social como ponto de partida, problematização, instrumentalização, catarse e prática social como ponto de chegada. Portanto, tanto os docentes quanto os discentes, ao perpassar pela concepção proposta pela PHC, constituem uma visão rica e crítica acerca da realidade, assim como uma reflexão mais significativa e consciente sobre a linguagem e seu uso sociocultural de forma ativa, intervindo diretamente nos mais diversos contextos. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Batistel et. al (2016), Bakhtin (2014), Galvão, Lavoura, Martins (2019), Gomes (2015), Massini-Cagliari e Cagliari (1999), Saviani (2013, 2013a, 2018, 2019) e Severino (2016)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6471_TB4256_19112023192710.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE HENRIQUE BOAZEJEWSKI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRE HENRIQUE" "autor_email" => "boazejewskia@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97841 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4256 "inscrito_id" => 6471 "titulo" => "A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO FUNDAMENTO PARA A PRÁXIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho, fruto da Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa História, Educação, Sociedade e Política – GHESP e do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras, versa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) enquanto subsídio didático-metodológico, pedagógico e de práxis educativa para o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, tendo como ponto basilar a consciência sócio-crítica tanto do discente quanto do docente no processo de ensino-aprendizagem. Assim, considerando os diversos mecanismos de estudos que, tradicionalmente, retratam os aspectos linguísticos, de leitura, escrita, oralidade e contextos diversificados, por vezes de forma decorativa, restritiva, há que se pensar em novas possibilidades metodológicas que integrem o estudante de forma contextualizada, crítica e significativa ao conteúdo da linguagem em seus mais diferentes aspectos, oportunizando seu letramento integral, multimodal e reflexivo. Destarte, a PHC caminha nessa direção, oportunizando o esclarecimento acerca da especificidade e natureza da educação, bem como sua relação política e contradições, agregando novas perspectivas na dinâmica de estudos através de seu método pedagógico, isto é, através de seus cinco momentos organizadamente articulados: prática social como ponto de partida, problematização, instrumentalização, catarse e prática social como ponto de chegada. Portanto, tanto os docentes quanto os discentes, ao perpassar pela concepção proposta pela PHC, constituem uma visão rica e crítica acerca da realidade, assim como uma reflexão mais significativa e consciente sobre a linguagem e seu uso sociocultural de forma ativa, intervindo diretamente nos mais diversos contextos. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Batistel et. al (2016), Bakhtin (2014), Galvão, Lavoura, Martins (2019), Gomes (2015), Massini-Cagliari e Cagliari (1999), Saviani (2013, 2013a, 2018, 2019) e Severino (2016)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6471_TB4256_19112023192710.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE HENRIQUE BOAZEJEWSKI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRE HENRIQUE" "autor_email" => "boazejewskia@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }