A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94699 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 2725 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A formação continuada tem se configurado como um dos temas que requer atenção e espaço nas políticas públicas, mormente, quando se trata da formação dos professores que atuam na Educação Infantil. Considerando toda a conjuntura vigente no país e as perspectivas de formação continuada que regem as políticas públicas educacionais voltadas para a Educação Infantil é que se propõe investigar o processo de formação de professores e sua relação com as práticas pedagógicas. Destarte, a formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas relações com o processo de construção/reconstrução/consolidação/ressignificação da prática docente é o mote desta pesquisa que tem como questões norteadoras as seguintes: Como tem se configurado o processo de formação continuada dos professores da Educação Infantil? Como esta formação contribui para a consolidação da prática docente? Como os professores percebem o seu processo de formação? Por este motivo, justifica-se a realização deste estudo que tem como fito refletir acerca da formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas implicações na consolidação da prática docente. Os pressupostos teóricos que sustentam esta investigação estão alicerçados nos conceitos epistemológicos defendidos por Nóvoa, (1995), Tardif (2014), Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier (1998), dentre outros que dialogam com o seguinte tripé: formação continuada, prática docente e Educação Infantil. A metodologia empregada neste trabalho se enquadra numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca da formação continuada de professores e suas implicações na construção de saberes e fazeres docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2725_TB69_15092023154829.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILANE COSTA" "autor_nome_curto" => "ROSILANE" "autor_email" => "rosilane_professora@hotma" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94699 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 2725 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A formação continuada tem se configurado como um dos temas que requer atenção e espaço nas políticas públicas, mormente, quando se trata da formação dos professores que atuam na Educação Infantil. Considerando toda a conjuntura vigente no país e as perspectivas de formação continuada que regem as políticas públicas educacionais voltadas para a Educação Infantil é que se propõe investigar o processo de formação de professores e sua relação com as práticas pedagógicas. Destarte, a formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas relações com o processo de construção/reconstrução/consolidação/ressignificação da prática docente é o mote desta pesquisa que tem como questões norteadoras as seguintes: Como tem se configurado o processo de formação continuada dos professores da Educação Infantil? Como esta formação contribui para a consolidação da prática docente? Como os professores percebem o seu processo de formação? Por este motivo, justifica-se a realização deste estudo que tem como fito refletir acerca da formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas implicações na consolidação da prática docente. Os pressupostos teóricos que sustentam esta investigação estão alicerçados nos conceitos epistemológicos defendidos por Nóvoa, (1995), Tardif (2014), Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier (1998), dentre outros que dialogam com o seguinte tripé: formação continuada, prática docente e Educação Infantil. A metodologia empregada neste trabalho se enquadra numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca da formação continuada de professores e suas implicações na construção de saberes e fazeres docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2725_TB69_15092023154829.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILANE COSTA" "autor_nome_curto" => "ROSILANE" "autor_email" => "rosilane_professora@hotma" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }