A formação continuada tem se configurado como um dos temas que requer atenção e espaço nas políticas públicas, mormente, quando se trata da formação dos professores que atuam na Educação Infantil. Considerando toda a conjuntura vigente no país e as perspectivas de formação continuada que regem as políticas públicas educacionais voltadas para a Educação Infantil é que se propõe investigar o processo de formação de professores e sua relação com as práticas pedagógicas. Destarte, a formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas relações com o processo de construção/reconstrução/consolidação/ressignificação da prática docente é o mote desta pesquisa que tem como questões norteadoras as seguintes: Como tem se configurado o processo de formação continuada dos professores da Educação Infantil? Como esta formação contribui para a consolidação da prática docente? Como os professores percebem o seu processo de formação? Por este motivo, justifica-se a realização deste estudo que tem como fito refletir acerca da formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas implicações na consolidação da prática docente. Os pressupostos teóricos que sustentam esta investigação estão alicerçados nos conceitos epistemológicos defendidos por Nóvoa, (1995), Tardif (2014), Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier (1998), dentre outros que dialogam com o seguinte tripé: formação continuada, prática docente e Educação Infantil. A metodologia empregada neste trabalho se enquadra numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca da formação continuada de professores e suas implicações na construção de saberes e fazeres docentes.