Tomando como estudo de ensino de ciências de um modo geral, estudos vivenciados no ensino de química, tende a aumentar a dificuldade do ensino aprendizagem devido ao curto tempo que são adotadas as aulas do ensino médio. Onde numa média de 45 minutos por aula, é muito curto o tempo, e principalmente quando se trata de alunos do Ensino de Jovens e Adultos-EJA. No entanto, tomando como objeto de estudo, o objetivo da pesquisa é tornar cada vez o ensino de química, uma questão de debates por parte de todos os profissionais da área, bem com os alunos em ensino da mesma. No entanto, o ensino de química fica necessário por parte do docente a qual está lecionando a mesma, a importância da implementação de aulas diferenciadas de caso contrário o aluno passa por grandes dificuldades. A metodologia utilizada foi a aula prática no laboratório de Ciências da Escola Estadual Melquíades Vilar, da cidade de Taperoá/PB, com turmas do 1ª , 2ª e 3ª Ano Médio do ensino regular e do Ensino de Jovens e Adultos. Aplicação de aulas com o mesmo conteúdo, seguido de atividades e relatórios, para medir o grau de aprendizagem e dificuldade dos alunos do Ensino Regular com os alunos do Ensino Reduzido, ou supletivo. O que já se imaginava foi constado, não tem como ensinar a química de forma mais completa, em apenas 45 ou 40 minutos de aula, com três aulas semanais para alunos do ensino regular e duas para o supletivo. Com base nesses resultados cabe ao professor titular da disciplina, procurar fazer algumas implementações mais diversificada em sala de aula, uma vez que 45 minutos com três aulas semanais, nem sempre é suficiente para ministra conteúdos e tão pouco 40 minutos com duas aulas semanais, dificultando assim o ensino do professor e aprendizagem do aluno em sala de aula.