Considerando a crescente relevância das escolas espíritas no Brasil, este trabalho investiga a origem e a experiência educacional que serve de modelo para elas: O Colégio Allan Kardec, primeira escola espírita que se tem conhecimento no Brasil, fundada em 1907 e dirigida pelo professor Eurípedes Barsanulfo na cidade de Sacramento, Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas 13 entrevistas com familiares de alunos e de professores, diretores de escolas espíritas, análise de documentos históricos, detalhando o currículo educacional utilizado na escola, identificando as influências pedagógicas e as repercussões na região de Minas Gerais e no Brasil até os dias atuais. Dentre os resultados observou-se que a pedagogia de Eurípedes recebeu a influência de importantes educadores como Jean Jacques Rousseau, Basedow, Johann Heinrich Pestalozzi e, principalmente do Espiritismo, religião fundada em 1857 pelo professor francês Allan Kardec e difundida no Brasil desde 1865. Constatou-se também que dois alunos que vivenciaram a sua pedagogia replicaram-na edificando mais à frente duas importantes Instituições educacionais espíritas em Franca (São Paulo) e em Palmelo (Goiás), cujas ações pedagógicas merecem futuras investigações mais detalhadas que não são o objeto desta pesquisa, mas representam achados científicos de relevante importância para entender o atual avanço numérico de escolas espíritas no Brasil.