ESCOLA, FAMÍLIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95902 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1645 "inscrito_id" => 5986 "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho objetivou realizar uma revisão integrativa sobre os impactos causados pela Pandemia da Covid-19 no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental – anos iniciais. A pesquisa parte da seguinte questão problematizadora: Como ocorreram as ações educativas no período de distanciamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus SARS-CoV-2? Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com a finalidade de reunir trabalhos em base de dados que tratassem sobre a temática, sendo as bases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Capes, Educ@, ERIC e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico, usando as combinações de palavras-chave: "pandemia covid-19" and "práticas pedagógicas" and "ensino" and "aprendizagem” and “ensino fundamental” and “anos iniciais”, delimitou-se trabalhos publicados entre os anos de 2020 a 2022. Foram selecionados dezessete trabalhos que evidenciaram ações realizadas por profissionais dos anos iniciais da educação durante a pandemia da covid-19. A análise dos artigos evidenciou três categorias: as ações adotadas para o enfrentamento da COVID-19 no âmbito educacional; práticas pedagógicas: tecendo caminhos para amenizar o distanciamento; e a atuação das famílias durante a educação pandêmica. Os resultados evidenciaram que o ERE, por um lado, acentuou as desigualdades educacionais em função da falta de acesso tecnológico, baixa escolaridade familiar e, por outro, acelerou mudanças na rotina escolar e didática dos docentes e discentes. Portanto, é de suma importância que políticas de formação continuada, de acesso as TDIC’s e internet sejam desenvolvidas, com a finalidade de transformar a realidade dos atores e atrizes escolares, afim de superar o abismo educacional e garantir a recomposição das aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5986_TB1645_19112023111435.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAYRON TIAGO ARAUJO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAYRON SOUSA" "autor_email" => "kthyago16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95902 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1645 "inscrito_id" => 5986 "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho objetivou realizar uma revisão integrativa sobre os impactos causados pela Pandemia da Covid-19 no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental – anos iniciais. A pesquisa parte da seguinte questão problematizadora: Como ocorreram as ações educativas no período de distanciamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus SARS-CoV-2? Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com a finalidade de reunir trabalhos em base de dados que tratassem sobre a temática, sendo as bases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Capes, Educ@, ERIC e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico, usando as combinações de palavras-chave: "pandemia covid-19" and "práticas pedagógicas" and "ensino" and "aprendizagem” and “ensino fundamental” and “anos iniciais”, delimitou-se trabalhos publicados entre os anos de 2020 a 2022. Foram selecionados dezessete trabalhos que evidenciaram ações realizadas por profissionais dos anos iniciais da educação durante a pandemia da covid-19. A análise dos artigos evidenciou três categorias: as ações adotadas para o enfrentamento da COVID-19 no âmbito educacional; práticas pedagógicas: tecendo caminhos para amenizar o distanciamento; e a atuação das famílias durante a educação pandêmica. Os resultados evidenciaram que o ERE, por um lado, acentuou as desigualdades educacionais em função da falta de acesso tecnológico, baixa escolaridade familiar e, por outro, acelerou mudanças na rotina escolar e didática dos docentes e discentes. Portanto, é de suma importância que políticas de formação continuada, de acesso as TDIC’s e internet sejam desenvolvidas, com a finalidade de transformar a realidade dos atores e atrizes escolares, afim de superar o abismo educacional e garantir a recomposição das aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5986_TB1645_19112023111435.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAYRON TIAGO ARAUJO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAYRON SOUSA" "autor_email" => "kthyago16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }