Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA, FAMÍLIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95902
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1645
    "inscrito_id" => 5986
    "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou realizar uma revisão integrativa sobre os impactos causados pela Pandemia da Covid-19 no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental – anos iniciais. A pesquisa parte da seguinte questão problematizadora: Como ocorreram as ações educativas no período de distanciamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus SARS-CoV-2? Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com a finalidade de reunir trabalhos em base de dados que tratassem sobre a temática, sendo as bases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Capes, Educ@, ERIC e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico, usando as combinações de palavras-chave: "pandemia covid-19" and "práticas pedagógicas" and "ensino" and "aprendizagem” and “ensino fundamental” and “anos iniciais”, delimitou-se trabalhos publicados entre os anos de 2020 a 2022. Foram selecionados dezessete trabalhos que evidenciaram ações realizadas por profissionais dos anos iniciais da educação durante a pandemia da covid-19. A análise dos artigos evidenciou três categorias: as ações adotadas para o enfrentamento da COVID-19 no âmbito educacional; práticas pedagógicas: tecendo caminhos para amenizar o distanciamento; e a atuação das famílias durante a educação pandêmica. Os resultados evidenciaram que o ERE, por um lado, acentuou as desigualdades educacionais em função da falta de acesso tecnológico, baixa escolaridade familiar e, por outro, acelerou mudanças na rotina escolar e didática dos docentes e discentes. Portanto, é de suma importância que políticas de formação continuada, de acesso as TDIC’s e internet sejam desenvolvidas, com a finalidade de transformar a realidade dos atores e atrizes escolares, afim de superar o abismo educacional e garantir a recomposição das aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5986_TB1645_19112023111435.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYRON TIAGO ARAUJO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KAYRON SOUSA"
    "autor_email" => "kthyago16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95902
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1645
    "inscrito_id" => 5986
    "titulo" => "ESCOLA, FAMÍLIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho objetivou realizar uma revisão integrativa sobre os impactos causados pela Pandemia da Covid-19 no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental – anos iniciais. A pesquisa parte da seguinte questão problematizadora: Como ocorreram as ações educativas no período de distanciamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus SARS-CoV-2? Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com a finalidade de reunir trabalhos em base de dados que tratassem sobre a temática, sendo as bases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Capes, Educ@, ERIC e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico, usando as combinações de palavras-chave: "pandemia covid-19" and "práticas pedagógicas" and "ensino" and "aprendizagem” and “ensino fundamental” and “anos iniciais”, delimitou-se trabalhos publicados entre os anos de 2020 a 2022. Foram selecionados dezessete trabalhos que evidenciaram ações realizadas por profissionais dos anos iniciais da educação durante a pandemia da covid-19. A análise dos artigos evidenciou três categorias: as ações adotadas para o enfrentamento da COVID-19 no âmbito educacional; práticas pedagógicas: tecendo caminhos para amenizar o distanciamento; e a atuação das famílias durante a educação pandêmica. Os resultados evidenciaram que o ERE, por um lado, acentuou as desigualdades educacionais em função da falta de acesso tecnológico, baixa escolaridade familiar e, por outro, acelerou mudanças na rotina escolar e didática dos docentes e discentes. Portanto, é de suma importância que políticas de formação continuada, de acesso as TDIC’s e internet sejam desenvolvidas, com a finalidade de transformar a realidade dos atores e atrizes escolares, afim de superar o abismo educacional e garantir a recomposição das aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5986_TB1645_19112023111435.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYRON TIAGO ARAUJO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KAYRON SOUSA"
    "autor_email" => "kthyago16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho objetivou realizar uma revisão integrativa sobre os impactos causados pela Pandemia da Covid-19 no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental – anos iniciais. A pesquisa parte da seguinte questão problematizadora: Como ocorreram as ações educativas no período de distanciamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus SARS-CoV-2? Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com a finalidade de reunir trabalhos em base de dados que tratassem sobre a temática, sendo as bases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Capes, Educ@, ERIC e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico, usando as combinações de palavras-chave: "pandemia covid-19" and "práticas pedagógicas" and "ensino" and "aprendizagem” and “ensino fundamental” and “anos iniciais”, delimitou-se trabalhos publicados entre os anos de 2020 a 2022. Foram selecionados dezessete trabalhos que evidenciaram ações realizadas por profissionais dos anos iniciais da educação durante a pandemia da covid-19. A análise dos artigos evidenciou três categorias: as ações adotadas para o enfrentamento da COVID-19 no âmbito educacional; práticas pedagógicas: tecendo caminhos para amenizar o distanciamento; e a atuação das famílias durante a educação pandêmica. Os resultados evidenciaram que o ERE, por um lado, acentuou as desigualdades educacionais em função da falta de acesso tecnológico, baixa escolaridade familiar e, por outro, acelerou mudanças na rotina escolar e didática dos docentes e discentes. Portanto, é de suma importância que políticas de formação continuada, de acesso as TDIC’s e internet sejam desenvolvidas, com a finalidade de transformar a realidade dos atores e atrizes escolares, afim de superar o abismo educacional e garantir a recomposição das aprendizagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.