As metodologias ativas são práticas pedagógicas que envolvem, despertam e motivam a participação ativa dos alunos, utilizando de desafios de suas realidades para a sala de aula, com o intuito de transformar aulas tradicionais e bancárias, em aulas mais dinâmicas e engajadoras. Neste enfoque, o presente artigo tem como objetivo avaliar como as metodologias ativas podem impactar no engajamento e na motivação dos alunos de uma determinada turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino médio, no município de Porto Calvo/AL, onde as aulas tradicionais prevalecem nas nas abordagens pedagógicas. Os procedimentos metodológicos abordados, foram orientados por pesquisas quali-quanti, por intermédio de um estudo de caso com observações e aplicações de questionários direcionados aos discentes e intervenções, com a ideia de propor um processo de ensino-aprendizagem mais engajador e interessante por meio das metodologias ativas. Durante a intervenção, foram utilizadas quatro metodologias ativas diferentes: Gamificação, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas e Estação por Rotações. Por meio deste estudo, foi possível observar na prática o impacto que as práticas metodológicas ativas podem alcançar em relação à interação, participação, engajamento, interesse e protagonismo dos alunos em sala de aula. Dentro deste contexto, as metodologias ativas surgem, dentro do contexto da EJA, como um elemento de fomento a novas práticas pedagógicas para tendem a ampliar o engajamento, a autonomia, a participação, a troca de conhecimentos e experiências, tendo o aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem.