Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENGAJAMENTO E NA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES DA EJA: UM ESTUDO DE CASO EM PORTO CALVO/AL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99108
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5875
    "inscrito_id" => 13623
    "titulo" => "O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENGAJAMENTO E NA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES DA EJA: UM ESTUDO DE CASO EM PORTO CALVO/AL"
    "resumo" => "As metodologias ativas são práticas pedagógicas que envolvem, despertam e motivam a participação ativa dos alunos, utilizando de desafios de suas realidades para a sala de aula, com o intuito de transformar aulas tradicionais e bancárias, em aulas mais dinâmicas e engajadoras. Neste enfoque, o presente artigo tem como objetivo avaliar como as metodologias ativas podem impactar no engajamento e na motivação dos alunos de uma determinada turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino médio, no município de Porto Calvo/AL, onde as aulas tradicionais prevalecem nas nas abordagens pedagógicas. Os procedimentos metodológicos abordados, foram orientados por pesquisas quali-quanti, por intermédio de um estudo de caso com observações e aplicações de questionários direcionados aos discentes e intervenções, com a ideia de propor um processo de ensino-aprendizagem mais engajador e interessante por meio das metodologias ativas. Durante a intervenção, foram utilizadas quatro metodologias ativas diferentes: Gamificação, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas e Estação por Rotações. Por meio deste estudo, foi possível observar na prática o impacto que as práticas metodológicas ativas podem alcançar em relação à interação, participação, engajamento, interesse e protagonismo dos alunos em sala de aula. Dentro deste contexto, as metodologias ativas surgem, dentro do contexto da EJA, como um elemento de fomento a novas práticas pedagógicas para tendem a ampliar o engajamento, a autonomia, a participação, a troca de conhecimentos e experiências, tendo o aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13623_TB5875_29092023121537.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GABRIELLA DA SILVA VERCOZA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriella"
    "autor_email" => "gabriellavercoza@outlook."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99108
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5875
    "inscrito_id" => 13623
    "titulo" => "O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENGAJAMENTO E NA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES DA EJA: UM ESTUDO DE CASO EM PORTO CALVO/AL"
    "resumo" => "As metodologias ativas são práticas pedagógicas que envolvem, despertam e motivam a participação ativa dos alunos, utilizando de desafios de suas realidades para a sala de aula, com o intuito de transformar aulas tradicionais e bancárias, em aulas mais dinâmicas e engajadoras. Neste enfoque, o presente artigo tem como objetivo avaliar como as metodologias ativas podem impactar no engajamento e na motivação dos alunos de uma determinada turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino médio, no município de Porto Calvo/AL, onde as aulas tradicionais prevalecem nas nas abordagens pedagógicas. Os procedimentos metodológicos abordados, foram orientados por pesquisas quali-quanti, por intermédio de um estudo de caso com observações e aplicações de questionários direcionados aos discentes e intervenções, com a ideia de propor um processo de ensino-aprendizagem mais engajador e interessante por meio das metodologias ativas. Durante a intervenção, foram utilizadas quatro metodologias ativas diferentes: Gamificação, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas e Estação por Rotações. Por meio deste estudo, foi possível observar na prática o impacto que as práticas metodológicas ativas podem alcançar em relação à interação, participação, engajamento, interesse e protagonismo dos alunos em sala de aula. Dentro deste contexto, as metodologias ativas surgem, dentro do contexto da EJA, como um elemento de fomento a novas práticas pedagógicas para tendem a ampliar o engajamento, a autonomia, a participação, a troca de conhecimentos e experiências, tendo o aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13623_TB5875_29092023121537.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GABRIELLA DA SILVA VERCOZA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriella"
    "autor_email" => "gabriellavercoza@outlook."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As metodologias ativas são práticas pedagógicas que envolvem, despertam e motivam a participação ativa dos alunos, utilizando de desafios de suas realidades para a sala de aula, com o intuito de transformar aulas tradicionais e bancárias, em aulas mais dinâmicas e engajadoras. Neste enfoque, o presente artigo tem como objetivo avaliar como as metodologias ativas podem impactar no engajamento e na motivação dos alunos de uma determinada turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino médio, no município de Porto Calvo/AL, onde as aulas tradicionais prevalecem nas nas abordagens pedagógicas. Os procedimentos metodológicos abordados, foram orientados por pesquisas quali-quanti, por intermédio de um estudo de caso com observações e aplicações de questionários direcionados aos discentes e intervenções, com a ideia de propor um processo de ensino-aprendizagem mais engajador e interessante por meio das metodologias ativas. Durante a intervenção, foram utilizadas quatro metodologias ativas diferentes: Gamificação, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas e Estação por Rotações. Por meio deste estudo, foi possível observar na prática o impacto que as práticas metodológicas ativas podem alcançar em relação à interação, participação, engajamento, interesse e protagonismo dos alunos em sala de aula. Dentro deste contexto, as metodologias ativas surgem, dentro do contexto da EJA, como um elemento de fomento a novas práticas pedagógicas para tendem a ampliar o engajamento, a autonomia, a participação, a troca de conhecimentos e experiências, tendo o aluno como protagonista no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.