COLEÇÃO BIOLÓGICA DE PEIXE PARA O ENSINO EM SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94958 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 4690 "titulo" => "COLEÇÃO BIOLÓGICA DE PEIXE PARA O ENSINO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta e analisa uma sequência didática sobre o ensino de peixes elaborada por graduandas de Licenciatura em Biologia, participantes do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia, que foi aplicada para alunos de 2ª série do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão. A aula foi dividida em quatro momentos (sondagem, problematização, sistematização e generalização) e contou com exemplares de peixes do acervo da Coleção Biológica, assim como espécimes frescas provenientes da feira, buscando intercalar momento teórico e prático. O trabalho docente precisa ser dinamizado a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, fazendo com que este se torne o protagonista no momento da apropriação do conhecimento e se sinta estimulado a fazer parte da construção deste junto à equipe de professores. A pesquisa conta com uma sequência didática, na qual o aluno é o foco e o professor é o mediador do processo de aprendizagem, princípio básico das metodologias ativas de ensino. Dentro da temática Peixes, os alunos têm a oportunidade de ter contato direto com as espécies que estão sendo estudadas, tornando assim o aprendizado o mais concreto possível. Verificou-se durante toda a aplicação da sequência didática, a participação dos alunos que manifestaram suas dúvidas e curiosidades acerca do tema estudado. A partir da pesquisa concluiu-se que oportunizar atividades práticas laboratoriais torna o aprendizado significativo e permite ao aluno fazer uma ligação entre os conteúdos escolares e as vivências trazidas fora do ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4690_TB431_18112023131319.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLY MARTINS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Camilly Martins" "autor_email" => "martinscamilly@acad.ifma." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94958 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 4690 "titulo" => "COLEÇÃO BIOLÓGICA DE PEIXE PARA O ENSINO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta e analisa uma sequência didática sobre o ensino de peixes elaborada por graduandas de Licenciatura em Biologia, participantes do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia, que foi aplicada para alunos de 2ª série do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão. A aula foi dividida em quatro momentos (sondagem, problematização, sistematização e generalização) e contou com exemplares de peixes do acervo da Coleção Biológica, assim como espécimes frescas provenientes da feira, buscando intercalar momento teórico e prático. O trabalho docente precisa ser dinamizado a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, fazendo com que este se torne o protagonista no momento da apropriação do conhecimento e se sinta estimulado a fazer parte da construção deste junto à equipe de professores. A pesquisa conta com uma sequência didática, na qual o aluno é o foco e o professor é o mediador do processo de aprendizagem, princípio básico das metodologias ativas de ensino. Dentro da temática Peixes, os alunos têm a oportunidade de ter contato direto com as espécies que estão sendo estudadas, tornando assim o aprendizado o mais concreto possível. Verificou-se durante toda a aplicação da sequência didática, a participação dos alunos que manifestaram suas dúvidas e curiosidades acerca do tema estudado. A partir da pesquisa concluiu-se que oportunizar atividades práticas laboratoriais torna o aprendizado significativo e permite ao aluno fazer uma ligação entre os conteúdos escolares e as vivências trazidas fora do ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4690_TB431_18112023131319.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLY MARTINS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Camilly Martins" "autor_email" => "martinscamilly@acad.ifma." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }