O presente trabalho apresenta e analisa uma sequência didática sobre o ensino de peixes elaborada por graduandas de Licenciatura em Biologia, participantes do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia, que foi aplicada para alunos de 2ª série do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão. A aula foi dividida em quatro momentos (sondagem, problematização, sistematização e generalização) e contou com exemplares de peixes do acervo da Coleção Biológica, assim como espécimes frescas provenientes da feira, buscando intercalar momento teórico e prático. O trabalho docente precisa ser dinamizado a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, fazendo com que este se torne o protagonista no momento da apropriação do conhecimento e se sinta estimulado a fazer parte da construção deste junto à equipe de professores. A pesquisa conta com uma sequência didática, na qual o aluno é o foco e o professor é o mediador do processo de aprendizagem, princípio básico das metodologias ativas de ensino. Dentro da temática Peixes, os alunos têm a oportunidade de ter contato direto com as espécies que estão sendo estudadas, tornando assim o aprendizado o mais concreto possível. Verificou-se durante toda a aplicação da sequência didática, a participação dos alunos que manifestaram suas dúvidas e curiosidades acerca do tema estudado. A partir da pesquisa concluiu-se que oportunizar atividades práticas laboratoriais torna o aprendizado significativo e permite ao aluno fazer uma ligação entre os conteúdos escolares e as vivências trazidas fora do ambiente escolar.