Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS - MONTE CASTELO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96537
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2502
    "inscrito_id" => 12567
    "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS - MONTE CASTELO"
    "resumo" => "O grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM do IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo, tem realizado discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem da matemática nos contextos contemporâneos. Este estudo teve a pretensão de colocar em evidência as discussões realizadas acerca da prática pedagógica do educador matemático e, mais ainda, buscar futuramente subsidiar outras atividades de pesquisa do grupo. Desta feita, tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo, entre os anos de 2014 e 2019. A pesquisa buscou refletir a partir da concepção de práticas pedagógicas como uma práxis intencional e que decorre de práticas sociais mais amplas e que teve por base a pesquisa qualitativa. A abordagem que foi adotada, fez uso da pesquisa bibliográfica e documental e, como técnicas, as entrevistas estruturadas e semi estruturadas, algumas delas foram elaboradas, desenvolvidas e encaminhadas via formulário google( email), além disso, foi utilizado para a coleta de dados o uso de gravações em áudio e vídeo. Destaca-se então que é fundamental a formação prática pedagógica, pois a troca entre professor-aluno se dá não apenas pelos conteúdos programáticos, mas sim pela construção de uma educação matemática reflexiva e dinâmica que é oriunda dessas práticas obtidas na graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12567_TB2502_05052023211816.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEYMISSON KAYRON PEREIRA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JHEYMISSON"
    "autor_email" => "jheymissonalmeida@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96537
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2502
    "inscrito_id" => 12567
    "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS - MONTE CASTELO"
    "resumo" => "O grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM do IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo, tem realizado discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem da matemática nos contextos contemporâneos. Este estudo teve a pretensão de colocar em evidência as discussões realizadas acerca da prática pedagógica do educador matemático e, mais ainda, buscar futuramente subsidiar outras atividades de pesquisa do grupo. Desta feita, tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo, entre os anos de 2014 e 2019. A pesquisa buscou refletir a partir da concepção de práticas pedagógicas como uma práxis intencional e que decorre de práticas sociais mais amplas e que teve por base a pesquisa qualitativa. A abordagem que foi adotada, fez uso da pesquisa bibliográfica e documental e, como técnicas, as entrevistas estruturadas e semi estruturadas, algumas delas foram elaboradas, desenvolvidas e encaminhadas via formulário google( email), além disso, foi utilizado para a coleta de dados o uso de gravações em áudio e vídeo. Destaca-se então que é fundamental a formação prática pedagógica, pois a troca entre professor-aluno se dá não apenas pelos conteúdos programáticos, mas sim pela construção de uma educação matemática reflexiva e dinâmica que é oriunda dessas práticas obtidas na graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12567_TB2502_05052023211816.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEYMISSON KAYRON PEREIRA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JHEYMISSON"
    "autor_email" => "jheymissonalmeida@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM do IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo, tem realizado discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem da matemática nos contextos contemporâneos. Este estudo teve a pretensão de colocar em evidência as discussões realizadas acerca da prática pedagógica do educador matemático e, mais ainda, buscar futuramente subsidiar outras atividades de pesquisa do grupo. Desta feita, tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo, entre os anos de 2014 e 2019. A pesquisa buscou refletir a partir da concepção de práticas pedagógicas como uma práxis intencional e que decorre de práticas sociais mais amplas e que teve por base a pesquisa qualitativa. A abordagem que foi adotada, fez uso da pesquisa bibliográfica e documental e, como técnicas, as entrevistas estruturadas e semi estruturadas, algumas delas foram elaboradas, desenvolvidas e encaminhadas via formulário google( email), além disso, foi utilizado para a coleta de dados o uso de gravações em áudio e vídeo. Destaca-se então que é fundamental a formação prática pedagógica, pois a troca entre professor-aluno se dá não apenas pelos conteúdos programáticos, mas sim pela construção de uma educação matemática reflexiva e dinâmica que é oriunda dessas práticas obtidas na graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.