APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99034 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5784 "inscrito_id" => 7744 "titulo" => "APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO" "resumo" => "A escola foi um dos principais setores afetados pela crise mundial sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus, inclusive pode se dizer que a educação infantil e a educação especial foram as principais prejudicadas, e em especial as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, é importante refletir como as consequências ocasionadas pelo período de pandemia afetaram a aprendizagem de crianças com Autismo? Desse modo, o presente estudo teve como objetivo principal identificar a partir de uma relato de experiência de uma psicopedagoga, as consequências ocorridas na aprendizagem de pessoas com Autismo, decorrentes do distanciamento social pelo contexto de pandemia. Para tanto, buscou-se uma psicopedagoga atuante na área para nos relatar como ocorreu o processo de aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista durante o período de 2020 a 2022, que contemplam os períodos de maior isolamento social. Destarte, evidencia-se os inegáveis entraves que a pandemia ocasionou à aprendizagem, principalmente no que diz respeito às crianças com TEA, visto que ficaram um longo período sem acesso à escola regular, muitas delas também, sem acesso às terapias, chegando em alguns casos ficarem sem terapia por quase dois anos, assim como crianças que tiveram sua iniciação à vida escolar no final do ano de 2022. Portanto, dentre os principais prejuízos observados destaca-se a dificuldade de concentração, dificuldades na preensão de objetos e do lápis, assim como na grafomotricidade. Ademais, ressalta-se a importância da psicopedagoga para dirimir esses prejuízos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7744_TB5784_19112023160318.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAN CARLA LIMA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MIRIAN LIMA" "autor_email" => "mirianclcarvalho@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99034 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5784 "inscrito_id" => 7744 "titulo" => "APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO" "resumo" => "A escola foi um dos principais setores afetados pela crise mundial sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus, inclusive pode se dizer que a educação infantil e a educação especial foram as principais prejudicadas, e em especial as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, é importante refletir como as consequências ocasionadas pelo período de pandemia afetaram a aprendizagem de crianças com Autismo? Desse modo, o presente estudo teve como objetivo principal identificar a partir de uma relato de experiência de uma psicopedagoga, as consequências ocorridas na aprendizagem de pessoas com Autismo, decorrentes do distanciamento social pelo contexto de pandemia. Para tanto, buscou-se uma psicopedagoga atuante na área para nos relatar como ocorreu o processo de aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista durante o período de 2020 a 2022, que contemplam os períodos de maior isolamento social. Destarte, evidencia-se os inegáveis entraves que a pandemia ocasionou à aprendizagem, principalmente no que diz respeito às crianças com TEA, visto que ficaram um longo período sem acesso à escola regular, muitas delas também, sem acesso às terapias, chegando em alguns casos ficarem sem terapia por quase dois anos, assim como crianças que tiveram sua iniciação à vida escolar no final do ano de 2022. Portanto, dentre os principais prejuízos observados destaca-se a dificuldade de concentração, dificuldades na preensão de objetos e do lápis, assim como na grafomotricidade. Ademais, ressalta-se a importância da psicopedagoga para dirimir esses prejuízos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7744_TB5784_19112023160318.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAN CARLA LIMA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MIRIAN LIMA" "autor_email" => "mirianclcarvalho@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }