Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95283
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 841
    "inscrito_id" => 11204
    "titulo" => "O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, estimulando a relação entre teoria e prática educacionais dentro da escola. Este artigo descreve de forma sucinta um relato de experiência que pretende destacar a importância do lúdico e a inserção dessa ferramenta metodológica e facilitadora no processo de ensino-aprendizagem em Biologia. Desse modo, este presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica pelas residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba campus Princesa Isabel, em uma turma do 3º ano do ensino médio a partir de uma atividade lúdica intitulada jogo de labirinto construído na plataforma wordwall sobre o conteúdo aplicação da primeira lei de Mendel. O procedimento para o desenvolvimento deste trabalho foi executado primeiramente uma aula expositivo-dialogada sobre aplicação da primeira lei de Mendel, após isso, foi utilizado o jogo do labirinto pelos os alunos. Essa metodologia ativa aponta resultados positivos de modo que foi possível observar o envolvimento dos estudantes diante do conteúdo, um recurso importantíssimo para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Dessa forma, o lúdico é uma ferramenta que possibilita aprendizagem dos alunos além de despertar o interesse e motivação dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11204_TB841_03102023154854.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELMA LAYARA PEREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "KELMA"
    "autor_email" => "kelma.layara@academico.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95283
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 841
    "inscrito_id" => 11204
    "titulo" => "O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, estimulando a relação entre teoria e prática educacionais dentro da escola. Este artigo descreve de forma sucinta um relato de experiência que pretende destacar a importância do lúdico e a inserção dessa ferramenta metodológica e facilitadora no processo de ensino-aprendizagem em Biologia. Desse modo, este presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica pelas residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba campus Princesa Isabel, em uma turma do 3º ano do ensino médio a partir de uma atividade lúdica intitulada jogo de labirinto construído na plataforma wordwall sobre o conteúdo aplicação da primeira lei de Mendel. O procedimento para o desenvolvimento deste trabalho foi executado primeiramente uma aula expositivo-dialogada sobre aplicação da primeira lei de Mendel, após isso, foi utilizado o jogo do labirinto pelos os alunos. Essa metodologia ativa aponta resultados positivos de modo que foi possível observar o envolvimento dos estudantes diante do conteúdo, um recurso importantíssimo para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Dessa forma, o lúdico é uma ferramenta que possibilita aprendizagem dos alunos além de despertar o interesse e motivação dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11204_TB841_03102023154854.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELMA LAYARA PEREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "KELMA"
    "autor_email" => "kelma.layara@academico.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Residência Pedagógica busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, estimulando a relação entre teoria e prática educacionais dentro da escola. Este artigo descreve de forma sucinta um relato de experiência que pretende destacar a importância do lúdico e a inserção dessa ferramenta metodológica e facilitadora no processo de ensino-aprendizagem em Biologia. Desse modo, este presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica pelas residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba campus Princesa Isabel, em uma turma do 3º ano do ensino médio a partir de uma atividade lúdica intitulada jogo de labirinto construído na plataforma wordwall sobre o conteúdo aplicação da primeira lei de Mendel. O procedimento para o desenvolvimento deste trabalho foi executado primeiramente uma aula expositivo-dialogada sobre aplicação da primeira lei de Mendel, após isso, foi utilizado o jogo do labirinto pelos os alunos. Essa metodologia ativa aponta resultados positivos de modo que foi possível observar o envolvimento dos estudantes diante do conteúdo, um recurso importantíssimo para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Dessa forma, o lúdico é uma ferramenta que possibilita aprendizagem dos alunos além de despertar o interesse e motivação dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.