Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONECTANDO SABERES: O USO DO GOOGLE DRIVE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97298
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3522
    "inscrito_id" => 9178
    "titulo" => "CONECTANDO SABERES: O USO DO GOOGLE DRIVE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "No cenário educacional brasileiro, a educação do campo tem sido marcada por suas conquistas em meio a tantas lutas, a fim de assegurar o acesso à educação de qualidade aos camponeses. A formação contínua dos docentes dessa modalidade de ensino é um forte aspecto para a qualidade no processo de ensino aprendizagem dos docentes e discentes e uma alternativa eficiente para quem busca aprimoramento de saberes, independente de tempo e espaço geográfico. Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo realizado para a aplicação do curso sobre google drive para docentes da educação do campo da escola municipal professor Edgard Tolentino, no município de Araguatins-TO, voltado para a capacitação de uso das ferramentas do google, como google docs, forms, planilhas do google e apresentações. O presente curso foi elaborado procurando ir ao encontro das necessidades identificadas num contexto realístico encontrado na educação do campo para o uso das ferramentas online para desenvolvimento dos documentos. A metodologia adotada consiste em aprendizagem baseada em projetos voltados para atividades diárias dos professores, que foca o processo de construção baseado nas fases de análise, desenvolvimento e implementação. Vale ressaltar que este artigo procura apontar caminhos aos interessados em conhecer ferramentas úteis e ágeis no processo de desenvolvimento e organização dos documentos em geral, sejam eles professores, coordenadores ou secretário(a) escolar. Por fim, as formações continuadas dos educadores da educação do campo destacam a necessidade de implementar a informática quando se trata da educação voltada à população camponesa, onde é perceptível os casos de exclusão digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9178_TB3522_26052023084900.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WERISSON FERREIRA MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "WERISSON"
    "autor_email" => "werisson.macedo@estudante"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97298
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3522
    "inscrito_id" => 9178
    "titulo" => "CONECTANDO SABERES: O USO DO GOOGLE DRIVE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "No cenário educacional brasileiro, a educação do campo tem sido marcada por suas conquistas em meio a tantas lutas, a fim de assegurar o acesso à educação de qualidade aos camponeses. A formação contínua dos docentes dessa modalidade de ensino é um forte aspecto para a qualidade no processo de ensino aprendizagem dos docentes e discentes e uma alternativa eficiente para quem busca aprimoramento de saberes, independente de tempo e espaço geográfico. Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo realizado para a aplicação do curso sobre google drive para docentes da educação do campo da escola municipal professor Edgard Tolentino, no município de Araguatins-TO, voltado para a capacitação de uso das ferramentas do google, como google docs, forms, planilhas do google e apresentações. O presente curso foi elaborado procurando ir ao encontro das necessidades identificadas num contexto realístico encontrado na educação do campo para o uso das ferramentas online para desenvolvimento dos documentos. A metodologia adotada consiste em aprendizagem baseada em projetos voltados para atividades diárias dos professores, que foca o processo de construção baseado nas fases de análise, desenvolvimento e implementação. Vale ressaltar que este artigo procura apontar caminhos aos interessados em conhecer ferramentas úteis e ágeis no processo de desenvolvimento e organização dos documentos em geral, sejam eles professores, coordenadores ou secretário(a) escolar. Por fim, as formações continuadas dos educadores da educação do campo destacam a necessidade de implementar a informática quando se trata da educação voltada à população camponesa, onde é perceptível os casos de exclusão digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9178_TB3522_26052023084900.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WERISSON FERREIRA MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "WERISSON"
    "autor_email" => "werisson.macedo@estudante"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No cenário educacional brasileiro, a educação do campo tem sido marcada por suas conquistas em meio a tantas lutas, a fim de assegurar o acesso à educação de qualidade aos camponeses. A formação contínua dos docentes dessa modalidade de ensino é um forte aspecto para a qualidade no processo de ensino aprendizagem dos docentes e discentes e uma alternativa eficiente para quem busca aprimoramento de saberes, independente de tempo e espaço geográfico. Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo realizado para a aplicação do curso sobre google drive para docentes da educação do campo da escola municipal professor Edgard Tolentino, no município de Araguatins-TO, voltado para a capacitação de uso das ferramentas do google, como google docs, forms, planilhas do google e apresentações. O presente curso foi elaborado procurando ir ao encontro das necessidades identificadas num contexto realístico encontrado na educação do campo para o uso das ferramentas online para desenvolvimento dos documentos. A metodologia adotada consiste em aprendizagem baseada em projetos voltados para atividades diárias dos professores, que foca o processo de construção baseado nas fases de análise, desenvolvimento e implementação. Vale ressaltar que este artigo procura apontar caminhos aos interessados em conhecer ferramentas úteis e ágeis no processo de desenvolvimento e organização dos documentos em geral, sejam eles professores, coordenadores ou secretário(a) escolar. Por fim, as formações continuadas dos educadores da educação do campo destacam a necessidade de implementar a informática quando se trata da educação voltada à população camponesa, onde é perceptível os casos de exclusão digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.