A pandemia da Covid-19 está instaurada no mundo há um pouco mais de 2 anos. As consequências que esse vírus trouxe afetam várias áreas da sociedade incluindo a educação, que sofreu um grande impacto negativo nesse período e ainda está se recuperando dessa adversidade. Nesse sentido, este artigo objetiva elencar e classificar os principais fatores que podem influenciar na evasão, permanência e conclusão dos alunos dos cursos técnicos integrados de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu, comparando os dados obtidos durante a pandemia (2020 e 2021) com os três últimos anos que a antecederam (2017, 2018 e 2019). Para isso, foi utilizado aprendizado de máquina, por meio da inteligência artificial, utilizando a linguagem de programação Python e suas bibliotecas. O levantamento da base de dados foi feito através de uma solicitação direta à secretaria acadêmica do IFRN Campus Ipanguaçu, indicando os filtros desejados para o artigo e que não constasse nenhuma informação pessoal dos alunos como nome e matrícula. Os resultados obtidos indicam que os previsores renda per capita, zona residencial e sexo obtiveram um aumento no ganho de informação durante a pandemia em relação aos anos anteriores analisados.