GAMEFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100918 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8528 "inscrito_id" => 5264 "titulo" => "GAMEFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "A presente pesquisa tem por objetivo compreender o olhar do alunado diante do aprendizado da Língua Inglesa I e II em turmas da 2ª e 3ª séries do Integrado do Instituto Federal de Sergipe (IFS) / Campus Itabaiana diante da estratégia pedagógica, a Gameficação. A escolha por analisar a presença da gameficação, é a de compreender a sua influência no aprendizado e seus reflexos neste. Analisa-se também a importância de atividades ativas e significativas para o processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades diante das habilidades lingüísticas no processo de aprender inglês. Seguindo o rigor metodológico, o presente artigo se enquadra em uma abordagem qualitativa cuja proposta está fundada em um relato de experiência baseado em uma investigação de estudo cujo cenário natural é o escolar. Para a coleta de dados foi aplicado o questionário online e a análise dos dados busca confrontar a teoria com a prática. Como síntese de resultado a partir da análise do questionário observou-se que a presença de gameficação nas aulas de inglês apresentou resultado positivo quanto a participação ativa dos alunos, entusiasmo, engajamento e resultado satisfatório quanto ao aprendizado. Destacou-se o Kahoot, dentre as atividades desenvolvidas em aula, como a atividades de gameficação mais interessante para os alunos. Quanto à análise da Língua Inglesa, de acordo com os apontamentos realizados pelos alunos, foi relatado que as habilidades de speaking (fala) e listening (audição) são as mais desafiantes para aprender inglês no ensino médio, contudo destacam que saber inglês contribui para a vida profissional, amplia o conhecimento de mundo e contribui para o currículo. Sendo assim, é importante ressaltar a reflexão dos participantes diante de seu processo de construção de seu conhecimento que contribui para a formação integral do aluno tirando-o do lugar comum de passividade e colocando-o no lugar de participante ativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5264_TB8528_12102023175755.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL SILVA SOUZA DAMBROSIO" "autor_nome_curto" => "IZABEL" "autor_email" => "beldambrosio66@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100918 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8528 "inscrito_id" => 5264 "titulo" => "GAMEFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "A presente pesquisa tem por objetivo compreender o olhar do alunado diante do aprendizado da Língua Inglesa I e II em turmas da 2ª e 3ª séries do Integrado do Instituto Federal de Sergipe (IFS) / Campus Itabaiana diante da estratégia pedagógica, a Gameficação. A escolha por analisar a presença da gameficação, é a de compreender a sua influência no aprendizado e seus reflexos neste. Analisa-se também a importância de atividades ativas e significativas para o processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades diante das habilidades lingüísticas no processo de aprender inglês. Seguindo o rigor metodológico, o presente artigo se enquadra em uma abordagem qualitativa cuja proposta está fundada em um relato de experiência baseado em uma investigação de estudo cujo cenário natural é o escolar. Para a coleta de dados foi aplicado o questionário online e a análise dos dados busca confrontar a teoria com a prática. Como síntese de resultado a partir da análise do questionário observou-se que a presença de gameficação nas aulas de inglês apresentou resultado positivo quanto a participação ativa dos alunos, entusiasmo, engajamento e resultado satisfatório quanto ao aprendizado. Destacou-se o Kahoot, dentre as atividades desenvolvidas em aula, como a atividades de gameficação mais interessante para os alunos. Quanto à análise da Língua Inglesa, de acordo com os apontamentos realizados pelos alunos, foi relatado que as habilidades de speaking (fala) e listening (audição) são as mais desafiantes para aprender inglês no ensino médio, contudo destacam que saber inglês contribui para a vida profissional, amplia o conhecimento de mundo e contribui para o currículo. Sendo assim, é importante ressaltar a reflexão dos participantes diante de seu processo de construção de seu conhecimento que contribui para a formação integral do aluno tirando-o do lugar comum de passividade e colocando-o no lugar de participante ativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5264_TB8528_12102023175755.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL SILVA SOUZA DAMBROSIO" "autor_nome_curto" => "IZABEL" "autor_email" => "beldambrosio66@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }