Este trabalho é um relato de experiência de uma das atividades complementares da disciplina de Prática de Ensino da Matemática na Educação Básica, do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC – Campus Avançado Sombrio. O objetivo foi aplicar os saberes/conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas no decorrer do curso. Busca-se estabelecer relações entre teoria e prática, ao planejar e executar uma proposta didática visando a promoção da aprendizagem significativa, com o intuito de oportunizar uma formação de educadores interessados em promover uma aprendizagem na qual os estudantes deem significados aos conceitos matemáticos estudados, consolidando-os. As atividades propostas são alternativas que podem auxiliar os professores na abordagem da construção da reta numérica, trabalhando números opostos e as operações de adição e subtração com números inteiros. Nessa proposta didática, elaborou-se atividades que permitam aos alunos realizarem uma ação que com conexões mentais construam esses conceitos matemáticos. Para isso explorou-se a metodologia de materiais manipulativos e resolução de problemas, além da aula expositiva e dialogada, levando-se em conta a complexidade de uma sala de aula. Como fator motivacional, comentou-se abordagens dos números inteiros, com uma linguagem acessível, para se referir aos mesmos, buscando-se, dessa forma, aproximar-se dos alunos com vocabulários próximos de seu cotidiano, para uma compreensão melhor sobre os números inteiros, e sua forma de representação.