Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FÍSICA E TECNOLOGIA NA MEDIÇÃO DE GRANDES DISTÂNCIAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na habilidade EM13CNT301 da BNCC consta os seguintes trechos: “avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica” e “empregar instrumentos de medição”. A despeito de tal recomendação, percebe-se que no Brasil grande parte dos estudantes finaliza o ensino médio com fortes dificuldades de conectar conteúdos científicos distintos para solucionar problemas. Observa-se também que muitos discentes saem do ensino médio sem a oportunidade de manusear instrumentos de medição. Visando reduzir estas lacunas, foi desenvolvido e aplicado um projeto fundamentado na metodologia dos três momentos pedagógicos. No primeiro momento pedagógico - a problematização inicial - foi proposto que estudantes escolhessem um instrumento entre trena, régua, kit contendo bolinha e cronômetro e metro de pedreiro para medirem uma grande altura (aproximadamente 5,5m). O segundo momento - a organização do conhecimento - iniciou com a explicação de como os instrumentos poderiam ter sido utilizados e os possíveis erros de medição, evidenciando o potencial do kit contendo bolinha e cronômetro à luz do movimento de queda livre. Posteriormente, a trena eletrônica foi apresentada como uma excelente alternativa aos demais equipamentos e levantou-se o questionamento: “Quais conceitos físicos estão por trás do funcionamento deste dispositivo?”. Após a conclusão de que a resposta era MRU, propagação e reflexão da luz, estes conteúdos foram revisados. Enfim, solicitou-se que os estudantes representassem esquematicamente o funcionamento da trena eletrônica. O terceiro momento - aplicação do conhecimento - iniciou com a discussão acerca da possibilidade de se construir um equipamento semelhante que utilizasse outros tipos de ondas. Por fim, foi proposto que os estudantes resolvessem exercícios sobre diversas tecnologias que também são baseadas no MRU e na reflexão de ondas, como a ultrassonografia, a tomografia e o sonar. A realização da atividade revelou um grande potencial para motivação e aprendizagem dos estudantes.

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