Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NOS SERTÕES DE CRATEÚS - CE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99717
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6676
    "inscrito_id" => 9126
    "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NOS SERTÕES DE CRATEÚS - CE"
    "resumo" => "O presente artigo visa abordar a construção identitária do futuro profissional docente dentro do primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica, bem como abordar os aprendizados e a importância do programa para a formação e desenvolvimento da identidade do graduando do curso de licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crateús. Tendo como objeto de análise as experiências dos residentes nos primeiros seis meses de atividades do programa, que ocorreu na instituição de ensino E.E.M.T.I Lions Club, assim, buscando identificar como o programa colabora na formação da identidade docente do graduando. Nesse viés, a metodologia se construiu pela análise modelo de pesquisa qualitativa a partir do desenvolvimento de comentários semiabertos de forma a abranger todo o contexto vivenciado dentro das atividades relacionadas à: formação, planejamento assim como as regências e contatos diretos com os discentes da escola acolhedora e o ambiente escolar como um todo, bem como o estudo dos relatos e experiências dos residentes e da preceptora vinculada ao núcleo da instituição de ensino acolhedora, tendo como parâmetro de análise as abordagens dos estudos de diversos autores que referenciam o presente artigo. De modo a identificar, pontuar, e relacionar com o contexto do espaço geográfico dos sertões de Crateús - CE, e constatar a contribuição do programa residência pedagógica na formação da identidade docente enquanto futuros profissionais do magistério."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9126_TB6676_04102023151257.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE BRITO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Carlos Henrique"
    "autor_email" => "carlos.henrique.brito61@a"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99717
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6676
    "inscrito_id" => 9126
    "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NOS SERTÕES DE CRATEÚS - CE"
    "resumo" => "O presente artigo visa abordar a construção identitária do futuro profissional docente dentro do primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica, bem como abordar os aprendizados e a importância do programa para a formação e desenvolvimento da identidade do graduando do curso de licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crateús. Tendo como objeto de análise as experiências dos residentes nos primeiros seis meses de atividades do programa, que ocorreu na instituição de ensino E.E.M.T.I Lions Club, assim, buscando identificar como o programa colabora na formação da identidade docente do graduando. Nesse viés, a metodologia se construiu pela análise modelo de pesquisa qualitativa a partir do desenvolvimento de comentários semiabertos de forma a abranger todo o contexto vivenciado dentro das atividades relacionadas à: formação, planejamento assim como as regências e contatos diretos com os discentes da escola acolhedora e o ambiente escolar como um todo, bem como o estudo dos relatos e experiências dos residentes e da preceptora vinculada ao núcleo da instituição de ensino acolhedora, tendo como parâmetro de análise as abordagens dos estudos de diversos autores que referenciam o presente artigo. De modo a identificar, pontuar, e relacionar com o contexto do espaço geográfico dos sertões de Crateús - CE, e constatar a contribuição do programa residência pedagógica na formação da identidade docente enquanto futuros profissionais do magistério."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9126_TB6676_04102023151257.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE BRITO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Carlos Henrique"
    "autor_email" => "carlos.henrique.brito61@a"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo visa abordar a construção identitária do futuro profissional docente dentro do primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica, bem como abordar os aprendizados e a importância do programa para a formação e desenvolvimento da identidade do graduando do curso de licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crateús. Tendo como objeto de análise as experiências dos residentes nos primeiros seis meses de atividades do programa, que ocorreu na instituição de ensino E.E.M.T.I Lions Club, assim, buscando identificar como o programa colabora na formação da identidade docente do graduando. Nesse viés, a metodologia se construiu pela análise modelo de pesquisa qualitativa a partir do desenvolvimento de comentários semiabertos de forma a abranger todo o contexto vivenciado dentro das atividades relacionadas à: formação, planejamento assim como as regências e contatos diretos com os discentes da escola acolhedora e o ambiente escolar como um todo, bem como o estudo dos relatos e experiências dos residentes e da preceptora vinculada ao núcleo da instituição de ensino acolhedora, tendo como parâmetro de análise as abordagens dos estudos de diversos autores que referenciam o presente artigo. De modo a identificar, pontuar, e relacionar com o contexto do espaço geográfico dos sertões de Crateús - CE, e constatar a contribuição do programa residência pedagógica na formação da identidade docente enquanto futuros profissionais do magistério.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.