VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES PARA ALÉM DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100944 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8561 "inscrito_id" => 7679 "titulo" => "VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES PARA ALÉM DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho consiste nas experiências vividas durante as atividades proposto pela disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil. As atividades que posteriormente serão descritas ocorreram nas turmas com crianças de 4 e 5 anos, durante o turno da tarde, na Escola privada Sesc do município de Castanhal - PA, do ano de 2022. As atividades aconteceram a partir de observações, participações, diálogos com a instituição escolar, elaboração de relatório, preparação pedagógica para as intervenções didáticas junto com os alunos e professora titular de sala de aula. Nas observações, foram direcionadas para um olhar mais investigativo sobre a realidade infantil, desde o brincar até a atenção da escola e dos pais para esse sujeito e, também, a formação pedagógica docente, tendo como pauta de observação, a interação com as crianças de 4 a 5 anos. Além disso, buscamos desenvolver contação de histórias, jogos e demais ações referentes à prática pedagógica docente na educação infantil e, ainda, sobre a importância do estágio supervisionado na formação inicial docente, além das vivências proporcionadas através da compreensão de vivenciar o cotidiano de uma escola a partir da introdução no ambiente escolar e nas atividades realizadas com as crianças no segundo semestre do ano letivo de 2022, na qual, foram colocados em práticas as teorias estudadas durante o curso. As metodologias empregadas para realização do referido estudo consistiram numa análise bibliográfica fundamentada nos referenciais teóricos Freire (1986); Zabalza (1998); Narodowski (2006); Kramer (1999). Desse modo, pode-se dizer que o estágio supervisionado possibilita ao docente em formação inicial a construção de novos olhares com o profissional regente de sala de aula, além da aproximação com toda a instituição de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7679_TB8561_02092023180324.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA GISELLE SOUSA CHAVES" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "sousamarciagiselle@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100944 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8561 "inscrito_id" => 7679 "titulo" => "VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES PARA ALÉM DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho consiste nas experiências vividas durante as atividades proposto pela disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil. As atividades que posteriormente serão descritas ocorreram nas turmas com crianças de 4 e 5 anos, durante o turno da tarde, na Escola privada Sesc do município de Castanhal - PA, do ano de 2022. As atividades aconteceram a partir de observações, participações, diálogos com a instituição escolar, elaboração de relatório, preparação pedagógica para as intervenções didáticas junto com os alunos e professora titular de sala de aula. Nas observações, foram direcionadas para um olhar mais investigativo sobre a realidade infantil, desde o brincar até a atenção da escola e dos pais para esse sujeito e, também, a formação pedagógica docente, tendo como pauta de observação, a interação com as crianças de 4 a 5 anos. Além disso, buscamos desenvolver contação de histórias, jogos e demais ações referentes à prática pedagógica docente na educação infantil e, ainda, sobre a importância do estágio supervisionado na formação inicial docente, além das vivências proporcionadas através da compreensão de vivenciar o cotidiano de uma escola a partir da introdução no ambiente escolar e nas atividades realizadas com as crianças no segundo semestre do ano letivo de 2022, na qual, foram colocados em práticas as teorias estudadas durante o curso. As metodologias empregadas para realização do referido estudo consistiram numa análise bibliográfica fundamentada nos referenciais teóricos Freire (1986); Zabalza (1998); Narodowski (2006); Kramer (1999). Desse modo, pode-se dizer que o estágio supervisionado possibilita ao docente em formação inicial a construção de novos olhares com o profissional regente de sala de aula, além da aproximação com toda a instituição de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7679_TB8561_02092023180324.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA GISELLE SOUSA CHAVES" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "sousamarciagiselle@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }