Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO SOBRE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96480
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2416
    "inscrito_id" => 13193
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "Os biomas brasileiros constituem o capital natural ideal para sustentabilidade, pois oferecem serviços ecossistêmicos imprescindíveis ao equilíbrio ambiental e à manutenção das vidas. Contudo, têm seu potencial ameaçado, historicamente, pelos impactos das ações antrópicas, geradoras de degradações irreparáveis ao planeta. O conhecimento sobre as causas e consequências das degradações nestes ambientes é fundamental para a compreensão dos aspectos que envolvem este problema e para tomada de decisões. Estudos e processos educativos são essenciais ao cuidado com o local e o global para a sua conservação. Este trabalho buscou promover a criticidade científica e ambiental dos estudantes acerca dos impactos antrópicos sobre os biomas. Foi executado no ensino fundamental da rede pública de ensino, em João Pessoa-PB. As atividades foram mediadas por metodologias ativas envolvendo oficina pedagógica, sala de aula invertida, jogos, debates e discussões, estimulando o protagonismo dos estudantes, numa perspectiva de ensino investigativo. Foram produzidos cartazes e aplicado um jogo de perguntas e respostas utilizando a plataforma Kahoot, analisando a aprendizagem dos estudantes frente às temáticas abordadas. Os temas foram trabalhados com base na Agenda 2030 e nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): "educação de qualidade" (ODS-4); "ação contra a mudança global do clima" (ODS-13); “vida na água” (ODS-14) e "vida terrestre" (ODS-15). Os resultados alcançados foram positivos, visto que foi observado trabalho em equipe, protagonismo, autonomia e participação ativa dos alunos durante as atividades. O processo de aprendizagem ativa desenvolvido contribuiu com o rompimento de práticas tradicionais de ensino como também favoreceu reflexões pertinentes sobre o cuidado local e global para com os biomas, que não se restringiu somente aos alunos em sala, mas que foram disseminadas de modo a permear o ciclo familiar e social destes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13193_TB2416_20112023180443.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BERNARDO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda.bernardo@academico"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96480
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2416
    "inscrito_id" => 13193
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "Os biomas brasileiros constituem o capital natural ideal para sustentabilidade, pois oferecem serviços ecossistêmicos imprescindíveis ao equilíbrio ambiental e à manutenção das vidas. Contudo, têm seu potencial ameaçado, historicamente, pelos impactos das ações antrópicas, geradoras de degradações irreparáveis ao planeta. O conhecimento sobre as causas e consequências das degradações nestes ambientes é fundamental para a compreensão dos aspectos que envolvem este problema e para tomada de decisões. Estudos e processos educativos são essenciais ao cuidado com o local e o global para a sua conservação. Este trabalho buscou promover a criticidade científica e ambiental dos estudantes acerca dos impactos antrópicos sobre os biomas. Foi executado no ensino fundamental da rede pública de ensino, em João Pessoa-PB. As atividades foram mediadas por metodologias ativas envolvendo oficina pedagógica, sala de aula invertida, jogos, debates e discussões, estimulando o protagonismo dos estudantes, numa perspectiva de ensino investigativo. Foram produzidos cartazes e aplicado um jogo de perguntas e respostas utilizando a plataforma Kahoot, analisando a aprendizagem dos estudantes frente às temáticas abordadas. Os temas foram trabalhados com base na Agenda 2030 e nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): "educação de qualidade" (ODS-4); "ação contra a mudança global do clima" (ODS-13); “vida na água” (ODS-14) e "vida terrestre" (ODS-15). Os resultados alcançados foram positivos, visto que foi observado trabalho em equipe, protagonismo, autonomia e participação ativa dos alunos durante as atividades. O processo de aprendizagem ativa desenvolvido contribuiu com o rompimento de práticas tradicionais de ensino como também favoreceu reflexões pertinentes sobre o cuidado local e global para com os biomas, que não se restringiu somente aos alunos em sala, mas que foram disseminadas de modo a permear o ciclo familiar e social destes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13193_TB2416_20112023180443.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BERNARDO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda.bernardo@academico"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os biomas brasileiros constituem o capital natural ideal para sustentabilidade, pois oferecem serviços ecossistêmicos imprescindíveis ao equilíbrio ambiental e à manutenção das vidas. Contudo, têm seu potencial ameaçado, historicamente, pelos impactos das ações antrópicas, geradoras de degradações irreparáveis ao planeta. O conhecimento sobre as causas e consequências das degradações nestes ambientes é fundamental para a compreensão dos aspectos que envolvem este problema e para tomada de decisões. Estudos e processos educativos são essenciais ao cuidado com o local e o global para a sua conservação. Este trabalho buscou promover a criticidade científica e ambiental dos estudantes acerca dos impactos antrópicos sobre os biomas. Foi executado no ensino fundamental da rede pública de ensino, em João Pessoa-PB. As atividades foram mediadas por metodologias ativas envolvendo oficina pedagógica, sala de aula invertida, jogos, debates e discussões, estimulando o protagonismo dos estudantes, numa perspectiva de ensino investigativo. Foram produzidos cartazes e aplicado um jogo de perguntas e respostas utilizando a plataforma Kahoot, analisando a aprendizagem dos estudantes frente às temáticas abordadas. Os temas foram trabalhados com base na Agenda 2030 e nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): "educação de qualidade" (ODS-4); "ação contra a mudança global do clima" (ODS-13); “vida na água” (ODS-14) e "vida terrestre" (ODS-15). Os resultados alcançados foram positivos, visto que foi observado trabalho em equipe, protagonismo, autonomia e participação ativa dos alunos durante as atividades. O processo de aprendizagem ativa desenvolvido contribuiu com o rompimento de práticas tradicionais de ensino como também favoreceu reflexões pertinentes sobre o cuidado local e global para com os biomas, que não se restringiu somente aos alunos em sala, mas que foram disseminadas de modo a permear o ciclo familiar e social destes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.