ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUÇÃO DE PARÓDIAS NA SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98766 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5427 "inscrito_id" => 5600 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUÇÃO DE PARÓDIAS NA SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA" "resumo" => "A busca por novas estratégias didáticas e inovadoras na educação, vem se fortalecendo nas formações iniciais, continuadas e ampliando suas reflexões na comunidade científica. O processo de ensino e aprendizagem é importante para preparar os estudantes para vida cotidiana, tornando-os sujeitos autônomos, reflexivos, críticos e capazes de contribuir ativamente na sociedade. O ato de aprender está diretamente relacionada com os avanços das sociedades, através do contexto temporal social, econômico, cultural e político, perpassando por dimensões emotivas, psicomotoras e cognitivas. No ensino de química, torna-se um papel desafiador para estudantes do ensino médio, pois, em suas vivências tiveram experiências e construções sociais que a disciplina é difícil, decoração de fórmulas, equações, regras, teorias e leis. Então, a busca de novas metodologias que ressignifique essas concepções é importante para que o estudante se torne ativo e comece fazer sentido no que se aprende. Uma das estratégias discutida nesse artigo é a abordagem lúdica, especificamente, o uso paródias durante o processo de aprendizagem. O objetivo é mostrar o uso de paródias como uma estratégia didática no ensino de Química orgânica, focando na socialização e aprendizagem dos alunos. Para isso, recorreu-se as referências bibliográficas e uma pesquisa de campo. O público da pesquisa foi uma turma de 3° série do ensino médio com 30 estudantes, onde, foram divididos em quatro grupos ficando responsáveis de criar paródias com o tema sobre classificação carbônica e hidrocarbonetos. Foram analisados a criação e interação dos estudantes na construção das paródias, melodia e utilização de conceitos químicos na letra. Após criação, houve a socialização das paródias, mostrando-se como uma estratégia eficaz para promover a motivação dos estudantes, ressignificando o ensino de química. Nesse contexto, as paródias surgem como uma alternativa criativa e eficaz para socializar os alunos durante as aulas, promovendo uma maior interação, engajamento e compreensão dos conteúdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65831ee3cede2_20122023140539.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-20 14:05:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO DEYVITY RODRIGUES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "PAULO RODRIGUES" "autor_email" => "paulodaivid@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98766 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5427 "inscrito_id" => 5600 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUÇÃO DE PARÓDIAS NA SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA" "resumo" => "A busca por novas estratégias didáticas e inovadoras na educação, vem se fortalecendo nas formações iniciais, continuadas e ampliando suas reflexões na comunidade científica. O processo de ensino e aprendizagem é importante para preparar os estudantes para vida cotidiana, tornando-os sujeitos autônomos, reflexivos, críticos e capazes de contribuir ativamente na sociedade. O ato de aprender está diretamente relacionada com os avanços das sociedades, através do contexto temporal social, econômico, cultural e político, perpassando por dimensões emotivas, psicomotoras e cognitivas. No ensino de química, torna-se um papel desafiador para estudantes do ensino médio, pois, em suas vivências tiveram experiências e construções sociais que a disciplina é difícil, decoração de fórmulas, equações, regras, teorias e leis. Então, a busca de novas metodologias que ressignifique essas concepções é importante para que o estudante se torne ativo e comece fazer sentido no que se aprende. Uma das estratégias discutida nesse artigo é a abordagem lúdica, especificamente, o uso paródias durante o processo de aprendizagem. O objetivo é mostrar o uso de paródias como uma estratégia didática no ensino de Química orgânica, focando na socialização e aprendizagem dos alunos. Para isso, recorreu-se as referências bibliográficas e uma pesquisa de campo. O público da pesquisa foi uma turma de 3° série do ensino médio com 30 estudantes, onde, foram divididos em quatro grupos ficando responsáveis de criar paródias com o tema sobre classificação carbônica e hidrocarbonetos. Foram analisados a criação e interação dos estudantes na construção das paródias, melodia e utilização de conceitos químicos na letra. Após criação, houve a socialização das paródias, mostrando-se como uma estratégia eficaz para promover a motivação dos estudantes, ressignificando o ensino de química. Nesse contexto, as paródias surgem como uma alternativa criativa e eficaz para socializar os alunos durante as aulas, promovendo uma maior interação, engajamento e compreensão dos conteúdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65831ee3cede2_20122023140539.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-20 14:05:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO DEYVITY RODRIGUES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "PAULO RODRIGUES" "autor_email" => "paulodaivid@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }