Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO MÉDIO GAÚCHO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96274
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2131
    "inscrito_id" => 6618
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO MÉDIO GAÚCHO"
    "resumo" => "A pesquisa intitulada “Transições para o Ensino Híbrido na Educação Básica no Vale do Taquari/RS”, visa contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem o Ensino Híbrido na Educação Básica do Vale do Taquari. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo com aproximações ao estudo de caso, sendo utilizada ATD – Análise Textual Discursiva, para a análise dos dados. O Ensino Híbrido tem sido apresentado como uma possibilidade para os tempos atuais. Em meio a disposição de diferentes tecnologias e do deslocamento de um eixo de aprendizagem fixo para um eixo de aprendizagem dinâmico, a possibilidade de intercalar ensino presencial com ferramentas tecnológicas e parte de ensino online ganham espaço não só no Ensino Superior, mas também na Educação Básica. A pesquisa contou com a participação de onze professores do Ensino Médio da escola pública parceira. Foram realizados quatro encontros com os professores, durante as reuniões pedagógicas da escola, com a proposta de identificar as percepções dos docentes sobre o Ensino Híbrido no que se refere a implementação, documento orientador, práticas pedagógicas, facilidades e dificuldades encontradas. Também foram questionados sobre o uso de recursos tecnológicos e metodologias ativas. Neste trabalho apresenta-se a análise das respostas de duas questões relacionadas ao Ensino Híbrido e Práticas Pedagógicas utilizadas pelos participantes: i) Há diferença entre Ensino Híbrido, Ensino Remoto e Ensino Online? Se sim qual? e ii) Que práticas pedagógicas você utilizaria numa proposta de Ensino Híbrido na Educação Básica? A análise das respostas permitiu traçar o perfil dos professores e contribuiu com as práticas pedagógicas no que se refere ao uso de metodologias ativas durante os encontros presenciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6618_TB2131_20112023164908.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE HERBER"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "jane.herber@univates.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96274
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2131
    "inscrito_id" => 6618
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO MÉDIO GAÚCHO"
    "resumo" => "A pesquisa intitulada “Transições para o Ensino Híbrido na Educação Básica no Vale do Taquari/RS”, visa contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem o Ensino Híbrido na Educação Básica do Vale do Taquari. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo com aproximações ao estudo de caso, sendo utilizada ATD – Análise Textual Discursiva, para a análise dos dados. O Ensino Híbrido tem sido apresentado como uma possibilidade para os tempos atuais. Em meio a disposição de diferentes tecnologias e do deslocamento de um eixo de aprendizagem fixo para um eixo de aprendizagem dinâmico, a possibilidade de intercalar ensino presencial com ferramentas tecnológicas e parte de ensino online ganham espaço não só no Ensino Superior, mas também na Educação Básica. A pesquisa contou com a participação de onze professores do Ensino Médio da escola pública parceira. Foram realizados quatro encontros com os professores, durante as reuniões pedagógicas da escola, com a proposta de identificar as percepções dos docentes sobre o Ensino Híbrido no que se refere a implementação, documento orientador, práticas pedagógicas, facilidades e dificuldades encontradas. Também foram questionados sobre o uso de recursos tecnológicos e metodologias ativas. Neste trabalho apresenta-se a análise das respostas de duas questões relacionadas ao Ensino Híbrido e Práticas Pedagógicas utilizadas pelos participantes: i) Há diferença entre Ensino Híbrido, Ensino Remoto e Ensino Online? Se sim qual? e ii) Que práticas pedagógicas você utilizaria numa proposta de Ensino Híbrido na Educação Básica? A análise das respostas permitiu traçar o perfil dos professores e contribuiu com as práticas pedagógicas no que se refere ao uso de metodologias ativas durante os encontros presenciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6618_TB2131_20112023164908.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE HERBER"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "jane.herber@univates.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa intitulada “Transições para o Ensino Híbrido na Educação Básica no Vale do Taquari/RS”, visa contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem o Ensino Híbrido na Educação Básica do Vale do Taquari. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo com aproximações ao estudo de caso, sendo utilizada ATD – Análise Textual Discursiva, para a análise dos dados. O Ensino Híbrido tem sido apresentado como uma possibilidade para os tempos atuais. Em meio a disposição de diferentes tecnologias e do deslocamento de um eixo de aprendizagem fixo para um eixo de aprendizagem dinâmico, a possibilidade de intercalar ensino presencial com ferramentas tecnológicas e parte de ensino online ganham espaço não só no Ensino Superior, mas também na Educação Básica. A pesquisa contou com a participação de onze professores do Ensino Médio da escola pública parceira. Foram realizados quatro encontros com os professores, durante as reuniões pedagógicas da escola, com a proposta de identificar as percepções dos docentes sobre o Ensino Híbrido no que se refere a implementação, documento orientador, práticas pedagógicas, facilidades e dificuldades encontradas. Também foram questionados sobre o uso de recursos tecnológicos e metodologias ativas. Neste trabalho apresenta-se a análise das respostas de duas questões relacionadas ao Ensino Híbrido e Práticas Pedagógicas utilizadas pelos participantes: i) Há diferença entre Ensino Híbrido, Ensino Remoto e Ensino Online? Se sim qual? e ii) Que práticas pedagógicas você utilizaria numa proposta de Ensino Híbrido na Educação Básica? A análise das respostas permitiu traçar o perfil dos professores e contribuiu com as práticas pedagógicas no que se refere ao uso de metodologias ativas durante os encontros presenciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.