O presente trabalho tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante as práticas institucionais no Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essas atividades ocorreram dos meses de março à junho de 2022, em uma escola de ensino básico na rede municipal da cidade de João Pessoa. Inicialmente, foram realizadas entrevistas com a equipe pedagógica, docente e também com a Psicopedagoga atuante na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola. Posteriormente, a partir das demandas observadas, foi elaborado um plano de intervenção com atividades impressas e voltados para o ensino da língua portuguesa com base na consciência fonológica para auxiliar no processo de aprendizagem da leitura e da escrita das crianças com dificuldades de aprendizagem. O assessoramento foi realizado em colaboração com a professora de uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental I. As atividades aplicadas tiveram como foco as competências de reconhecimentos de letras e sílabas sendo essas de conhecimento prévio dos alunos. A partir das práticas institucionais realizadas durante o estágio, ressalta-se a importância da compreensão da atuação psicopedagógica no âmbito escolar, sendo possível utilizar-se de métodos para atuações preventivas e interventivas com alunos que venham a apresentar dificuldades de aprendizagem.