A NEURODIVERSIDADE AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98750 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5405 "inscrito_id" => 10663 "titulo" => "A NEURODIVERSIDADE AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo problematizar sobre a importância da neurodiversidade como perspectiva inclusiva e discutir estratégias para promover a inclusão de alunos com TEA no contexto escolar, visando alcançar os objetivos educacionais. O conceito de neurodiversidade no contexto autista dá ênfase a aceitação, inclusão e valorização de pessoas com autismo como elas são, reconhecendo suas habilidades e contribuições para a sociedade. A pesquisa foi elaborada a partir de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, em artigos publicados no portal periódicos Capes a partir dos descritores: neurodiversidade and Inclusão and Autismo. A partir dos artigos analisados, adotou-se como pressupostos teóricos as contribuições de Masataka (2017), Lorez (2014), Armstrong (2012), Borsa (2012), DuBay e Watson (2019), Vasconcellos (2019), Wou e Brito (2023) e Sholl-Franco, Alfred (2023). A partir dos textos analisados foi possível perceber que o reconhecimento da neurodiversidade é um desafio e que, apesar dos avanços legais, a exemplo da Lei Berenice Piana – Lei Federal n° 12.764, a comunidade escolar carece de saberes e estratégias para promover a inclusão escolar. Os profissionais nas escolas devem estar preparados para acolher a neurodiversidade autista de uma forma integral, garantindo o direito à educação, à inclusão e ao bem-estar de todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10663_TB5405_10122023135101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE COSTA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "Karoline Costa" "autor_email" => "costakaroline78@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98750 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5405 "inscrito_id" => 10663 "titulo" => "A NEURODIVERSIDADE AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo problematizar sobre a importância da neurodiversidade como perspectiva inclusiva e discutir estratégias para promover a inclusão de alunos com TEA no contexto escolar, visando alcançar os objetivos educacionais. O conceito de neurodiversidade no contexto autista dá ênfase a aceitação, inclusão e valorização de pessoas com autismo como elas são, reconhecendo suas habilidades e contribuições para a sociedade. A pesquisa foi elaborada a partir de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, em artigos publicados no portal periódicos Capes a partir dos descritores: neurodiversidade and Inclusão and Autismo. A partir dos artigos analisados, adotou-se como pressupostos teóricos as contribuições de Masataka (2017), Lorez (2014), Armstrong (2012), Borsa (2012), DuBay e Watson (2019), Vasconcellos (2019), Wou e Brito (2023) e Sholl-Franco, Alfred (2023). A partir dos textos analisados foi possível perceber que o reconhecimento da neurodiversidade é um desafio e que, apesar dos avanços legais, a exemplo da Lei Berenice Piana – Lei Federal n° 12.764, a comunidade escolar carece de saberes e estratégias para promover a inclusão escolar. Os profissionais nas escolas devem estar preparados para acolher a neurodiversidade autista de uma forma integral, garantindo o direito à educação, à inclusão e ao bem-estar de todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10663_TB5405_10122023135101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE COSTA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "Karoline Costa" "autor_email" => "costakaroline78@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }