O aprendizado sobre as técnicas de Biologia Celular é considerado pelos alunos um processo difícil, com conceitos complexos e metodologia minuciosa. Nossa equipe desenvolveu um projeto intitulado “Desenvolvimento de um material paradidático como uma estratégia pedagógica para o ensino de técnicas aplicadas para o estudo das células” (Plataforma Brasil - CAAE 65851022.5.0000.5259), a partir dessa demanda observada na disciplina de Biologia Celular, tendo como público-alvo alunos do curso de Análises Clínicas, que tem como objetivo elaborar material paradidático demonstrativo (livro com recursos audiovisuais) de qualidade, alinhado ao currículo escolar e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste trabalho serão abordadas as fases de criação de um vídeo educacional que será utilizado como estratégia pedagógica para o ensino de técnicas de Citologia. Foram realizadas as seguintes etapas: (a) pesquisa do material nacional disponível e de fácil acesso; (b) seleção de materiais teóricos; (c) reuniões com a equipe de orientadoras e alunos de graduação e pós-graduação para planejar a elaboração do primeiro vídeo; (d) encontros com a equipe do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da UERJ para formação de parceria na gravação dos vídeos; (e) confecção do roteiro com parte teórica sobre técnicas histológicas para o primeiro vídeo sobre o microscópio de luz; (f) criação e arquivamento de imagens, fotos e animações para a parte ilustrativa do livro audiovisual; (g) esboço, organização e design do livro no aplicativo Canva; e (h) elaboração de material suplementar com as técnicas detalhadas e finalização do vídeo. Após as etapas realizadas, foi obtido material audiovisual de qualidade profissional, e vídeos subsequentes serão produzidos abordando os temas mais complexos da disciplina, visando popularizar e divulgar o conhecimento de técnicas para o estudo da célula e trabalhar na melhoria do Ensino médio e profissionalizante do Estado do Rio de Janeiro.