PRÁTICAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ROBÓTICA E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97221 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3407 "inscrito_id" => 16342 "titulo" => "PRÁTICAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ROBÓTICA E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA" "resumo" => "O propósito desse trabalho é apresentar um relato de experiência relacionado com uma atividade de intervenção pedagógica, modelada na forma de uma oficina envolvendo Robótica e Pensamento Computacional. Tal contexto, foi desenvolvido como parte de um processo de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e envolveu alguns alunos do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina, uma professora e sua turma do Ensino Fundamental II de uma escola municipal localizado na zona rural do município de Jacobina-Ba. O objetivo dessa proposta foi fomentar o conhecimento prático e teórico acerca da Robótica Educacional e do Pensamento Computacional a partir de exposição de um braço robótico programado em Arduino e atividade prática com Computação Desplugada, direcionadas especificamente para contexto da Educação Básica. A abordagem metodológica desse trabalho é qualitativa e seus instrumentos de coleta de informações se basearam na observação participante, na entrevista narrativa e nos feedbacks obtidos ao final da oficina. Diante da introdução dos conceitos de programação e identificação de bugs, exemplificados no primeiro momento por meio de um braço robótico e scripts em Arduino e num segundo momento enfatizando aspectos da Computação Desplugada. Como resultado desse processo de intervenção, observou-se uma maior assimilação dos algoritmos regidos na experimentação, uma maior compreensão dos aspectos do Pensamento Computacional envolvidos no decorrer desse processo, bem como, uma reflexão sobre a importância dessa habilidade no contexto da alfabetização computacional dos sujeitos envolvidos na oficina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16342_TB3407_19112023214548.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDEVAN SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GILDEVAN ARAUJO" "autor_email" => "gildevan.s.a@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97221 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3407 "inscrito_id" => 16342 "titulo" => "PRÁTICAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ROBÓTICA E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA" "resumo" => "O propósito desse trabalho é apresentar um relato de experiência relacionado com uma atividade de intervenção pedagógica, modelada na forma de uma oficina envolvendo Robótica e Pensamento Computacional. Tal contexto, foi desenvolvido como parte de um processo de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e envolveu alguns alunos do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina, uma professora e sua turma do Ensino Fundamental II de uma escola municipal localizado na zona rural do município de Jacobina-Ba. O objetivo dessa proposta foi fomentar o conhecimento prático e teórico acerca da Robótica Educacional e do Pensamento Computacional a partir de exposição de um braço robótico programado em Arduino e atividade prática com Computação Desplugada, direcionadas especificamente para contexto da Educação Básica. A abordagem metodológica desse trabalho é qualitativa e seus instrumentos de coleta de informações se basearam na observação participante, na entrevista narrativa e nos feedbacks obtidos ao final da oficina. Diante da introdução dos conceitos de programação e identificação de bugs, exemplificados no primeiro momento por meio de um braço robótico e scripts em Arduino e num segundo momento enfatizando aspectos da Computação Desplugada. Como resultado desse processo de intervenção, observou-se uma maior assimilação dos algoritmos regidos na experimentação, uma maior compreensão dos aspectos do Pensamento Computacional envolvidos no decorrer desse processo, bem como, uma reflexão sobre a importância dessa habilidade no contexto da alfabetização computacional dos sujeitos envolvidos na oficina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16342_TB3407_19112023214548.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDEVAN SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GILDEVAN ARAUJO" "autor_email" => "gildevan.s.a@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }