Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ACOLHEDORES E A IMPORTÂNCIA QUE O MODELO DE ACOLHIMENTO TRAZ PARA A ADAPTAÇÃO EM UMA NOVA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98512
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5108
    "inscrito_id" => 13715
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ACOLHEDORES E A IMPORTÂNCIA QUE O MODELO DE ACOLHIMENTO TRAZ PARA A ADAPTAÇÃO EM UMA NOVA ESCOLA"
    "resumo" => "O processo de adaptação dos jovens ao ambiente escolar pode ser desafiador. O acolhimento adequado, nesse momento, faz toda a diferença para os alunos, que passarão a conviver doravante na instituição. Sendo assim, objetiva-se relatar uma experiência como acolhedor, fazendo parte do modelo da Escola da Escolha implementada em uma escola estadual de tempo integral na cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte, que prepara uma recepção calorosa e acolhedora para os novos estudantes. A dificuldade de adaptação não se limita apenas a esse momento, pois acompanha o aluno ao longo de toda a sua vida acadêmica na nova escola. Acreditamos que, seja crucial que a instituição escolar instrua os alunos veteranos sobre a importância de receber bem os novos estudantes. Como vivenciamos essa experiência no ensino médio, atuando como acolhedores, compartilhar essa perspectiva trazendo informações como ocorre esse processo, mostra a relevância dessa atividade. Consideramos que, o objetivo da atividade de acolhimento é garantir que os novos alunos se sintam acolhidos e integrados à comunidade escolar. Essa ocorre através de conversas, atividades e acompanhamento individualizado, buscando, dessa forma, facilitar a adaptação dos estudantes para proporcionar um ambiente de aprendizado positivo. Participar desse processo trouxe aprendizados valiosos para quem atuou como acolhedor, pois percebemos que o acolhimento não apenas beneficia os novos alunos, mas também fortalece a coesão da comunidade escolar como um todo. Nesse sentido, ao criar um ambiente inclusivo e receptivo, é possível promover relações saudáveis entre os alunos, para estimular o engajamento e o desenvolvimento acadêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13715_TB5108_18112023024330.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENO ARAÚJO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Breno Araújo"
    "autor_email" => "brenoaraujor15@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98512
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5108
    "inscrito_id" => 13715
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ACOLHEDORES E A IMPORTÂNCIA QUE O MODELO DE ACOLHIMENTO TRAZ PARA A ADAPTAÇÃO EM UMA NOVA ESCOLA"
    "resumo" => "O processo de adaptação dos jovens ao ambiente escolar pode ser desafiador. O acolhimento adequado, nesse momento, faz toda a diferença para os alunos, que passarão a conviver doravante na instituição. Sendo assim, objetiva-se relatar uma experiência como acolhedor, fazendo parte do modelo da Escola da Escolha implementada em uma escola estadual de tempo integral na cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte, que prepara uma recepção calorosa e acolhedora para os novos estudantes. A dificuldade de adaptação não se limita apenas a esse momento, pois acompanha o aluno ao longo de toda a sua vida acadêmica na nova escola. Acreditamos que, seja crucial que a instituição escolar instrua os alunos veteranos sobre a importância de receber bem os novos estudantes. Como vivenciamos essa experiência no ensino médio, atuando como acolhedores, compartilhar essa perspectiva trazendo informações como ocorre esse processo, mostra a relevância dessa atividade. Consideramos que, o objetivo da atividade de acolhimento é garantir que os novos alunos se sintam acolhidos e integrados à comunidade escolar. Essa ocorre através de conversas, atividades e acompanhamento individualizado, buscando, dessa forma, facilitar a adaptação dos estudantes para proporcionar um ambiente de aprendizado positivo. Participar desse processo trouxe aprendizados valiosos para quem atuou como acolhedor, pois percebemos que o acolhimento não apenas beneficia os novos alunos, mas também fortalece a coesão da comunidade escolar como um todo. Nesse sentido, ao criar um ambiente inclusivo e receptivo, é possível promover relações saudáveis entre os alunos, para estimular o engajamento e o desenvolvimento acadêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13715_TB5108_18112023024330.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENO ARAÚJO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Breno Araújo"
    "autor_email" => "brenoaraujor15@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O processo de adaptação dos jovens ao ambiente escolar pode ser desafiador. O acolhimento adequado, nesse momento, faz toda a diferença para os alunos, que passarão a conviver doravante na instituição. Sendo assim, objetiva-se relatar uma experiência como acolhedor, fazendo parte do modelo da Escola da Escolha implementada em uma escola estadual de tempo integral na cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte, que prepara uma recepção calorosa e acolhedora para os novos estudantes. A dificuldade de adaptação não se limita apenas a esse momento, pois acompanha o aluno ao longo de toda a sua vida acadêmica na nova escola. Acreditamos que, seja crucial que a instituição escolar instrua os alunos veteranos sobre a importância de receber bem os novos estudantes. Como vivenciamos essa experiência no ensino médio, atuando como acolhedores, compartilhar essa perspectiva trazendo informações como ocorre esse processo, mostra a relevância dessa atividade. Consideramos que, o objetivo da atividade de acolhimento é garantir que os novos alunos se sintam acolhidos e integrados à comunidade escolar. Essa ocorre através de conversas, atividades e acompanhamento individualizado, buscando, dessa forma, facilitar a adaptação dos estudantes para proporcionar um ambiente de aprendizado positivo. Participar desse processo trouxe aprendizados valiosos para quem atuou como acolhedor, pois percebemos que o acolhimento não apenas beneficia os novos alunos, mas também fortalece a coesão da comunidade escolar como um todo. Nesse sentido, ao criar um ambiente inclusivo e receptivo, é possível promover relações saudáveis entre os alunos, para estimular o engajamento e o desenvolvimento acadêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.