O uso de memes como uma linguagem contemporânea e midiática pode ser uma boa estratégia para auxiliar nos processos educativos na educação básica. Assim, buscando explorar mais essa linguagem midiática no meio educacional, o objetivo deste artigo foi o de apresentar uma atividade realizada com alunos do ensino médio em 2022, com o uso de memes científicos nas aulas de Biologia e Iniciação Científica como forma de dialogar com os objetos de conhecimentos propostos pela área em consonância como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Regionais da Bahia (DCRB), especialmente ao voltado para a Área de Ciências da Natureza, atrelados às práticas da cultura digital no ambiente escolar. A temática escolhida para vivência foi ‘Desenvolvimento Sustentável e Consumo Consciente’, como forma de desenvolver o pensamento crítico e protagonismo. A metodologia aplicada foi a de estudo de caso, com a mediação das tecnologias e análise das narrativas produzidas pelos alunos por meio da aprendizagem criativa. Os resultados expressam o desenvolvimento criativo e a produção de memes, como linguagem comunicacional envolvendo conteúdos científicos e que conseguiram atender aos pilares da aprendizagem criativa no desenvolvimento da atividade proposta.