O presente trabalho relata a experiência vivenciada em 2022, no estágio obrigatório supervisionado em Psicologia. O estudo de campo ocorreu em uma escola de ensino público de Campina Grande -PB, sendo realizada uma análise institucional optou-se pela escuta individual dos alunos como foco deste trabalho e como um dos principais elementos no fortalecimento da instituição para a resolução de suas dificuldades, auxiliando no diálogo, troca de idéias e união grupal. O objetivo foi facilitar e possibilitar um maior contato e estreitamento nas relações entre a Equipe gestora da escola e os discentes, desenvolvendo e ampliando o diálogo no ambiente escolar, além de propiciar a escuta individual dos alunos e questão de aprendizagem, encaminhando esses alunos para um acompanhamento psicológico na clínica escola da universidade. As vivências teórico-práticas e reflexões suscitadas pela experiência possibilitaram o reconhecimento de resistências e avanços no campo da Psicologia Institucional, destacando a importância do acolhimento das demandas subjetivas dos discentes e o potencial de discutir meios que contribuam na formação docente. Esta experiência de estágio está ancorada em outras ações da Resolução n.07 de 18 de dezembro de 2018 , do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14, que regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares para estes cursos. Assim como o estágio básico, tal legislação torna compulsória a formação acadêmica atrelada à vivência prática em campo.