Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA PSICOLOGIA INSTITUCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98073
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4551
    "inscrito_id" => 7222
    "titulo" => "CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA PSICOLOGIA INSTITUCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência vivenciada em 2022, no estágio obrigatório supervisionado em Psicologia. O estudo de campo ocorreu em uma escola de ensino público de Campina Grande -PB, sendo realizada uma análise institucional optou-se pela escuta individual dos alunos como foco deste trabalho e como um dos principais elementos no fortalecimento da instituição para a resolução de suas dificuldades, auxiliando no diálogo, troca de idéias e união grupal. O objetivo foi facilitar e possibilitar um maior contato e estreitamento nas relações entre a Equipe gestora da escola e os discentes, desenvolvendo e ampliando o diálogo no ambiente escolar, além de propiciar a escuta individual dos alunos e questão de aprendizagem, encaminhando esses alunos para um acompanhamento psicológico na clínica escola da universidade. As vivências teórico-práticas e reflexões suscitadas pela experiência possibilitaram o reconhecimento de resistências e avanços no campo da Psicologia Institucional, destacando a importância do acolhimento das demandas subjetivas dos discentes e o potencial de discutir meios que contribuam na formação docente. Esta experiência de estágio está ancorada em outras ações da Resolução n.07 de 18 de dezembro de 2018 , do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14, que regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares para estes cursos. Assim como o estágio básico, tal legislação torna compulsória a formação acadêmica atrelada à vivência prática em campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7222_TB4551_19112023152836.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CECILIA RAQUEL CLIMÉRIO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Cecilia Raquel"
    "autor_email" => "ceciliaraquelclimerio1@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98073
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4551
    "inscrito_id" => 7222
    "titulo" => "CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA PSICOLOGIA INSTITUCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência vivenciada em 2022, no estágio obrigatório supervisionado em Psicologia. O estudo de campo ocorreu em uma escola de ensino público de Campina Grande -PB, sendo realizada uma análise institucional optou-se pela escuta individual dos alunos como foco deste trabalho e como um dos principais elementos no fortalecimento da instituição para a resolução de suas dificuldades, auxiliando no diálogo, troca de idéias e união grupal. O objetivo foi facilitar e possibilitar um maior contato e estreitamento nas relações entre a Equipe gestora da escola e os discentes, desenvolvendo e ampliando o diálogo no ambiente escolar, além de propiciar a escuta individual dos alunos e questão de aprendizagem, encaminhando esses alunos para um acompanhamento psicológico na clínica escola da universidade. As vivências teórico-práticas e reflexões suscitadas pela experiência possibilitaram o reconhecimento de resistências e avanços no campo da Psicologia Institucional, destacando a importância do acolhimento das demandas subjetivas dos discentes e o potencial de discutir meios que contribuam na formação docente. Esta experiência de estágio está ancorada em outras ações da Resolução n.07 de 18 de dezembro de 2018 , do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14, que regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares para estes cursos. Assim como o estágio básico, tal legislação torna compulsória a formação acadêmica atrelada à vivência prática em campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7222_TB4551_19112023152836.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CECILIA RAQUEL CLIMÉRIO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Cecilia Raquel"
    "autor_email" => "ceciliaraquelclimerio1@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho relata a experiência vivenciada em 2022, no estágio obrigatório supervisionado em Psicologia. O estudo de campo ocorreu em uma escola de ensino público de Campina Grande -PB, sendo realizada uma análise institucional optou-se pela escuta individual dos alunos como foco deste trabalho e como um dos principais elementos no fortalecimento da instituição para a resolução de suas dificuldades, auxiliando no diálogo, troca de idéias e união grupal. O objetivo foi facilitar e possibilitar um maior contato e estreitamento nas relações entre a Equipe gestora da escola e os discentes, desenvolvendo e ampliando o diálogo no ambiente escolar, além de propiciar a escuta individual dos alunos e questão de aprendizagem, encaminhando esses alunos para um acompanhamento psicológico na clínica escola da universidade. As vivências teórico-práticas e reflexões suscitadas pela experiência possibilitaram o reconhecimento de resistências e avanços no campo da Psicologia Institucional, destacando a importância do acolhimento das demandas subjetivas dos discentes e o potencial de discutir meios que contribuam na formação docente. Esta experiência de estágio está ancorada em outras ações da Resolução n.07 de 18 de dezembro de 2018 , do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14, que regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares para estes cursos. Assim como o estágio básico, tal legislação torna compulsória a formação acadêmica atrelada à vivência prática em campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.