O ENSINO REMOTO E O USO DE TDIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHARSOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO 8º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO MARANHÃO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97253 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3454 "inscrito_id" => 5835 "titulo" => "O ENSINO REMOTO E O USO DE TDIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHARSOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO 8º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO MARANHÃO." "resumo" => "Com a Pandemia ocasionada pelo surto da Covid-19, que teve seus primeiros casos nos primeiros meses de 2020, no oeste asiático e logo tornando-se uma pandemia mundial, as instituições de saúde precisaram impor medidas para a segurança da saúde da população. Uma das medidas iniciais adotadas foi o isolamento social estabelecido pela Organização Mundial da Saúde - OMS. Na educação não foi diferente, com as escolas fechadas, os profissionais da educação buscaram alternativas e modelos de ensino e aprendizagem que alcançassem os estudantes em seus lares. Essa medida impulsionou o uso das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicação, que passaram a ser popularizada promovendo novas formas de socialização. Dessa forma, como os professores desenvolveram sua prática pedagógica no ensino de Matemática em aulas remotas? Que Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação auxiliaram à prática do professor? Este trabalho analisou a prática docente em relação a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Matemática no contexto do Ensino Remoto em uma escola em rede pública, localizado na cidade de Bela Vista do Maranhão - MA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada em acervos disponibilizados em bibliotecas virtuais, artigos, dissertações e livros digitais e/ou impressos. Quanto a abordagem esta pesquisa é qualitativa e quantitativa. Como resultados constatou-se que os professores utilizaram o smartphone e notebook para desenvolverem suas atividades, além disso, utilizaram ferramentas e recursos digitais na realização de suas aulas. Notou-se que as práticas relativas à avaliação tinham cunho tradicional, assim os docentes não exploraram de maneira significativa os softwares utilizados para o ensino de matemática, visto que estes contribuem para um ensino ativo, rompendo com métodos tradicionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID5835_TB3454_24052023131316.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDONIR DOS SANTOS NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "Valdonir" "autor_email" => "val.maria2794@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97253 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3454 "inscrito_id" => 5835 "titulo" => "O ENSINO REMOTO E O USO DE TDIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHARSOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO 8º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO MARANHÃO." "resumo" => "Com a Pandemia ocasionada pelo surto da Covid-19, que teve seus primeiros casos nos primeiros meses de 2020, no oeste asiático e logo tornando-se uma pandemia mundial, as instituições de saúde precisaram impor medidas para a segurança da saúde da população. Uma das medidas iniciais adotadas foi o isolamento social estabelecido pela Organização Mundial da Saúde - OMS. Na educação não foi diferente, com as escolas fechadas, os profissionais da educação buscaram alternativas e modelos de ensino e aprendizagem que alcançassem os estudantes em seus lares. Essa medida impulsionou o uso das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicação, que passaram a ser popularizada promovendo novas formas de socialização. Dessa forma, como os professores desenvolveram sua prática pedagógica no ensino de Matemática em aulas remotas? Que Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação auxiliaram à prática do professor? Este trabalho analisou a prática docente em relação a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Matemática no contexto do Ensino Remoto em uma escola em rede pública, localizado na cidade de Bela Vista do Maranhão - MA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada em acervos disponibilizados em bibliotecas virtuais, artigos, dissertações e livros digitais e/ou impressos. Quanto a abordagem esta pesquisa é qualitativa e quantitativa. Como resultados constatou-se que os professores utilizaram o smartphone e notebook para desenvolverem suas atividades, além disso, utilizaram ferramentas e recursos digitais na realização de suas aulas. Notou-se que as práticas relativas à avaliação tinham cunho tradicional, assim os docentes não exploraram de maneira significativa os softwares utilizados para o ensino de matemática, visto que estes contribuem para um ensino ativo, rompendo com métodos tradicionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID5835_TB3454_24052023131316.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDONIR DOS SANTOS NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "Valdonir" "autor_email" => "val.maria2794@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }