Um processo de ensino aprendizagem comum é dado por explicações entre colegas, por meio de estudo coletivo. Nesse contexto, percebe-se que a aprendizagem cooperativa está inserida nesse cenário devido acontecer uma maior interação entre os discentes com o mesmo alinhamento de pensamentos, possibilitando a aprendizagem dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho busca analisar as contribuições da abordagem aprendizagem cooperativa a partir da técnica Jigsaw envolvendo o assunto de estudos dos gases e estequiometria na disciplina de Química. A metodologia adotada foi de pesquisa-ação, uma vez que o estudo foi realizado em duas turmas diferentes de curso técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros, durante as etapas da regência de estágios. As atividades desenvolvidas nas etapas do método Jigsaw com os dois conteúdos foram bastante semelhantes, tanto que com o conteúdo de estudos de gases optou-se por utilizar o simulador PhET Colorado, utilizando esse recurso também no estudo da estequiometria junto com a experimentação. Após o estudo coletivo dos alunos, as aulas seguiram com base no aprofundamento do conteúdo tendo uma sequência de atividades de acordo com o planejamento de cada estagiário. Durante a realização das atividades foi possível observar uma maior interação, linguagem científica utilizada entre os discentes e uma maior motivação em compreender o conteúdo, demonstrando maior interesse e compromisso em participar das aulas. Dessa forma, observou-se a contribuição da abordagem da metodologia cooperativa para aprendizagem da disciplina de Química, principalmente por desenvolver o trabalho em equipe, além de uma maior autonomia entre os estudantes.