Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA TÉCNICA JIGSAW COM OS CONTEÚDOS DE ESTUDOS DE GASES E ESTEQUIOMETRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98485
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5075
    "inscrito_id" => 12365
    "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA TÉCNICA JIGSAW COM OS CONTEÚDOS DE ESTUDOS DE GASES E ESTEQUIOMETRIA"
    "resumo" => "Um processo de ensino aprendizagem comum é dado por explicações entre colegas, por meio de estudo coletivo. Nesse contexto, percebe-se que a aprendizagem cooperativa está inserida nesse cenário devido acontecer uma maior interação entre os discentes com o mesmo alinhamento de pensamentos, possibilitando a aprendizagem dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho busca analisar as contribuições da abordagem aprendizagem cooperativa a partir da técnica Jigsaw envolvendo o assunto de estudos dos gases e estequiometria na disciplina de Química. A metodologia adotada foi de pesquisa-ação, uma vez que o estudo foi realizado em duas turmas diferentes de curso técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros, durante as etapas da regência de estágios. As atividades desenvolvidas nas etapas do método Jigsaw com os dois conteúdos foram bastante semelhantes, tanto que com o conteúdo de estudos de gases optou-se por utilizar o simulador PhET Colorado, utilizando esse recurso também no estudo da estequiometria junto com a experimentação. Após o estudo coletivo dos alunos, as aulas seguiram com base no aprofundamento do conteúdo tendo uma sequência de atividades de acordo com o planejamento de cada estagiário. Durante a realização das atividades foi possível observar uma maior interação, linguagem científica utilizada entre os discentes e uma maior motivação em compreender o conteúdo, demonstrando maior interesse e compromisso em participar das aulas. Dessa forma, observou-se a contribuição da abordagem da metodologia cooperativa para aprendizagem da disciplina de Química, principalmente por desenvolver o trabalho em equipe, além de uma maior autonomia entre os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12365_TB5075_22112023150206.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BIANCA GONÇALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Maria Bianca"
    "autor_email" => "biancagoncalves20181234@g"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98485
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5075
    "inscrito_id" => 12365
    "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA TÉCNICA JIGSAW COM OS CONTEÚDOS DE ESTUDOS DE GASES E ESTEQUIOMETRIA"
    "resumo" => "Um processo de ensino aprendizagem comum é dado por explicações entre colegas, por meio de estudo coletivo. Nesse contexto, percebe-se que a aprendizagem cooperativa está inserida nesse cenário devido acontecer uma maior interação entre os discentes com o mesmo alinhamento de pensamentos, possibilitando a aprendizagem dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho busca analisar as contribuições da abordagem aprendizagem cooperativa a partir da técnica Jigsaw envolvendo o assunto de estudos dos gases e estequiometria na disciplina de Química. A metodologia adotada foi de pesquisa-ação, uma vez que o estudo foi realizado em duas turmas diferentes de curso técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros, durante as etapas da regência de estágios. As atividades desenvolvidas nas etapas do método Jigsaw com os dois conteúdos foram bastante semelhantes, tanto que com o conteúdo de estudos de gases optou-se por utilizar o simulador PhET Colorado, utilizando esse recurso também no estudo da estequiometria junto com a experimentação. Após o estudo coletivo dos alunos, as aulas seguiram com base no aprofundamento do conteúdo tendo uma sequência de atividades de acordo com o planejamento de cada estagiário. Durante a realização das atividades foi possível observar uma maior interação, linguagem científica utilizada entre os discentes e uma maior motivação em compreender o conteúdo, demonstrando maior interesse e compromisso em participar das aulas. Dessa forma, observou-se a contribuição da abordagem da metodologia cooperativa para aprendizagem da disciplina de Química, principalmente por desenvolver o trabalho em equipe, além de uma maior autonomia entre os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12365_TB5075_22112023150206.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BIANCA GONÇALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Maria Bianca"
    "autor_email" => "biancagoncalves20181234@g"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Um processo de ensino aprendizagem comum é dado por explicações entre colegas, por meio de estudo coletivo. Nesse contexto, percebe-se que a aprendizagem cooperativa está inserida nesse cenário devido acontecer uma maior interação entre os discentes com o mesmo alinhamento de pensamentos, possibilitando a aprendizagem dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho busca analisar as contribuições da abordagem aprendizagem cooperativa a partir da técnica Jigsaw envolvendo o assunto de estudos dos gases e estequiometria na disciplina de Química. A metodologia adotada foi de pesquisa-ação, uma vez que o estudo foi realizado em duas turmas diferentes de curso técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros, durante as etapas da regência de estágios. As atividades desenvolvidas nas etapas do método Jigsaw com os dois conteúdos foram bastante semelhantes, tanto que com o conteúdo de estudos de gases optou-se por utilizar o simulador PhET Colorado, utilizando esse recurso também no estudo da estequiometria junto com a experimentação. Após o estudo coletivo dos alunos, as aulas seguiram com base no aprofundamento do conteúdo tendo uma sequência de atividades de acordo com o planejamento de cada estagiário. Durante a realização das atividades foi possível observar uma maior interação, linguagem científica utilizada entre os discentes e uma maior motivação em compreender o conteúdo, demonstrando maior interesse e compromisso em participar das aulas. Dessa forma, observou-se a contribuição da abordagem da metodologia cooperativa para aprendizagem da disciplina de Química, principalmente por desenvolver o trabalho em equipe, além de uma maior autonomia entre os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.