O JOGO “BARALHOFISIO” COMO RECURSO PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99185 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5976 "inscrito_id" => 2278 "titulo" => "O JOGO “BARALHOFISIO” COMO RECURSO PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA" "resumo" => "O trabalho teve por objetivo propor um jogo do tipo baralho como recurso para o ensino de conteúdos sobre a Fisiologia Humana no Ensino Médio. Entender o funcionamento do corpo é fundamental para compreendermos as funcionalidades dos diferentes Sistemas e suas relações com o ambiente, e na manutenção da vida. Na educação básica, o conteúdo de Fisiologia Humana apresenta conceitos abstratos e por isso, é importante desenvolver recursos e propostas que possam colaborar com uma aprendizagem significativa e os alunos consigam relacionar o assunto com o seu cotidiano. Os recursos didáticos se apresentam como elemento lúdico e eficiente, vez que podem estimular o senso crítico e maior participação dos estudantes, e assim, numa melhor aprendizagem. Na produção do Baralhofisio foi utilizada a ferramenta Canva para a elaboração do designer, cujo jogo apresenta 30 cartas, sendo divididas por números de 1 a 5, e por características para cada número (1- morfologia, 2- funções, 3- localização, 4- imagens e 5- curiosidades). Cada imagem representa um Sistema, e terá a presença de quatro cartas com informações relacionadas a ele. A dinâmica do jogo envolve a participação de 6 estudantes ou 6 grupos, recebendo 5 cartas devidamente embaralhadas, e deverão ao longo do jogo encontrá-las e as associarem de maneira correta com este Sistema representado por uma imagem. Vence o jogo, aquele que conseguir primeiro relacionar a figura com quatros informações associadas corretamente. A partir da proposta do jogo, o estudante pode refletir sobre o conteúdo e revisar alguns conceitos, permitindo que ele compreenda melhor sobre o assunto. Assim, o jogo pode auxiliar na aprendizagem de forma lúdica, participativa, dinâmica e interativa, e oportunizar ainda, integração e socialização entre os participantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2278_TB5976_31102023154212.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SEVERINA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabriela.severina@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99185 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5976 "inscrito_id" => 2278 "titulo" => "O JOGO “BARALHOFISIO” COMO RECURSO PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA" "resumo" => "O trabalho teve por objetivo propor um jogo do tipo baralho como recurso para o ensino de conteúdos sobre a Fisiologia Humana no Ensino Médio. Entender o funcionamento do corpo é fundamental para compreendermos as funcionalidades dos diferentes Sistemas e suas relações com o ambiente, e na manutenção da vida. Na educação básica, o conteúdo de Fisiologia Humana apresenta conceitos abstratos e por isso, é importante desenvolver recursos e propostas que possam colaborar com uma aprendizagem significativa e os alunos consigam relacionar o assunto com o seu cotidiano. Os recursos didáticos se apresentam como elemento lúdico e eficiente, vez que podem estimular o senso crítico e maior participação dos estudantes, e assim, numa melhor aprendizagem. Na produção do Baralhofisio foi utilizada a ferramenta Canva para a elaboração do designer, cujo jogo apresenta 30 cartas, sendo divididas por números de 1 a 5, e por características para cada número (1- morfologia, 2- funções, 3- localização, 4- imagens e 5- curiosidades). Cada imagem representa um Sistema, e terá a presença de quatro cartas com informações relacionadas a ele. A dinâmica do jogo envolve a participação de 6 estudantes ou 6 grupos, recebendo 5 cartas devidamente embaralhadas, e deverão ao longo do jogo encontrá-las e as associarem de maneira correta com este Sistema representado por uma imagem. Vence o jogo, aquele que conseguir primeiro relacionar a figura com quatros informações associadas corretamente. A partir da proposta do jogo, o estudante pode refletir sobre o conteúdo e revisar alguns conceitos, permitindo que ele compreenda melhor sobre o assunto. Assim, o jogo pode auxiliar na aprendizagem de forma lúdica, participativa, dinâmica e interativa, e oportunizar ainda, integração e socialização entre os participantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID2278_TB5976_31102023154212.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SEVERINA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabriela.severina@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }