Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO DE QUÍMICA DURANTE A VIVÊNCIA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98403
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4975
    "inscrito_id" => 15922
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO DE QUÍMICA DURANTE A VIVÊNCIA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma professora de Química em formação através da vivência da disciplina de Estágio Supervisionado II em uma Escola Técnica Pública do interior do estado de Pernambuco, na 3ª série do Ensino Médio, abordando o conteúdo de Química Orgânica. O trabalho teve como objetivo relatar o processo de formação de professores a partir da sala de aula, considerando o componente obrigatório estágio curricular. A pesquisa tem caráter qualitativo, pois analisa uma experiência vivenciada na sala de aula e sua contribuição para prática docente do professor Química. A metodologia parte de um plano de estágio composto por momentos de observações, regências e produção de um relatório. Assim, foi possível observar que a diversificação das metodologias de ensino pode influenciar de forma positiva no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, dando-lhes um papel ativo no ato de investigar e aprender. Visto que, observamos, inicialmente, uma turma de perfil passivo não possibilitando uma interação aluno-aluno; aluno-professor. Desta forma, as ações vivenciadas na escola campo possibilitou reflexões sobre a prática docente, como também, pôde-se observar que o estágio supervisionado não é só relevante para a formação do futuro docente, como também é importante para formação continuada de professores que atuam em sala de aula e no processo de ensino aprendizagem de estudantes que são peças fundamentais desse processo de vivências no estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15922_TB4975_04102023214217.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAMILE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "camile.silva@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98403
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4975
    "inscrito_id" => 15922
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO DE QUÍMICA DURANTE A VIVÊNCIA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma professora de Química em formação através da vivência da disciplina de Estágio Supervisionado II em uma Escola Técnica Pública do interior do estado de Pernambuco, na 3ª série do Ensino Médio, abordando o conteúdo de Química Orgânica. O trabalho teve como objetivo relatar o processo de formação de professores a partir da sala de aula, considerando o componente obrigatório estágio curricular. A pesquisa tem caráter qualitativo, pois analisa uma experiência vivenciada na sala de aula e sua contribuição para prática docente do professor Química. A metodologia parte de um plano de estágio composto por momentos de observações, regências e produção de um relatório. Assim, foi possível observar que a diversificação das metodologias de ensino pode influenciar de forma positiva no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, dando-lhes um papel ativo no ato de investigar e aprender. Visto que, observamos, inicialmente, uma turma de perfil passivo não possibilitando uma interação aluno-aluno; aluno-professor. Desta forma, as ações vivenciadas na escola campo possibilitou reflexões sobre a prática docente, como também, pôde-se observar que o estágio supervisionado não é só relevante para a formação do futuro docente, como também é importante para formação continuada de professores que atuam em sala de aula e no processo de ensino aprendizagem de estudantes que são peças fundamentais desse processo de vivências no estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15922_TB4975_04102023214217.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAMILE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "camile.silva@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma professora de Química em formação através da vivência da disciplina de Estágio Supervisionado II em uma Escola Técnica Pública do interior do estado de Pernambuco, na 3ª série do Ensino Médio, abordando o conteúdo de Química Orgânica. O trabalho teve como objetivo relatar o processo de formação de professores a partir da sala de aula, considerando o componente obrigatório estágio curricular. A pesquisa tem caráter qualitativo, pois analisa uma experiência vivenciada na sala de aula e sua contribuição para prática docente do professor Química. A metodologia parte de um plano de estágio composto por momentos de observações, regências e produção de um relatório. Assim, foi possível observar que a diversificação das metodologias de ensino pode influenciar de forma positiva no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, dando-lhes um papel ativo no ato de investigar e aprender. Visto que, observamos, inicialmente, uma turma de perfil passivo não possibilitando uma interação aluno-aluno; aluno-professor. Desta forma, as ações vivenciadas na escola campo possibilitou reflexões sobre a prática docente, como também, pôde-se observar que o estágio supervisionado não é só relevante para a formação do futuro docente, como também é importante para formação continuada de professores que atuam em sala de aula e no processo de ensino aprendizagem de estudantes que são peças fundamentais desse processo de vivências no estágio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.