Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98249
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4771
    "inscrito_id" => 18153
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"
    "resumo" => "A Matemática desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento social, uma vez que está A Matemática desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento social, uma vez que está associada a diversas áreas da vida cotidiana. Apesar de sua relevância, é perceptível que grande parte dos alunos apresentam dificuldades em compreender e associar alguns conceitos matemáticos, tais como os conteúdos relacionados à Trigonometria. Para superar essas dificuldades, é necessário que seja fornecido um ambiente de aprendizado positivo e encorajador, onde os alunos possam explorar os conceitos matemáticos de uma forma dinâmica e prática como, por exemplo, o software GeoGebra. Com base nisso, o presente estudo possui como principal finalidade investigar as contribuições do software GeoGebra para o ensino de Trigonometria na disciplina de Matemática para alunos do Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática na base de dados do Portal Periódicos da CAPES, no intervalo de 2018 a 2022, utilizando os termos de busca específicos relacionados a: ("Trigonometria”) AND (“GeoGebra”) AND “(Ensino Médio”). Atendendo a esses critérios foram identificados 5 (cinco) artigos, sendo estes distribuídos principalmente na região Sudeste do Brasil. Os resultados revelaram que o GeoGebra tem sido amplamente utilizado como uma ferramenta efetiva para o ensino da Trigonometria. Os estudos também mostraram que o uso do software GeoGebra pode contribuir para uma compreensão mais profunda dos conceitos trigonométricos, uma vez que os alunos podem explorar visualmente as relações entre ângulos e medidas, manipulando gráficos e objetos geométricos. Em conclusão, este estudo indica que o uso do GeoGebra como ferramenta de ensino da Trigonometria tem demonstrado benefícios significativos para a aprendizagem dos alunos. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem ainda mais a implementação do GeoGebra em diferentes contextos educacionais e investiguem seu impacto no desenvolvimento de habilidades trigonométricas para os estudantes do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18153_TB4771_21062023095851.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANNA NAYRA DA ROCHA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANNA"
    "autor_email" => "geovanna.n@acad.ifma.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98249
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4771
    "inscrito_id" => 18153
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"
    "resumo" => "A Matemática desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento social, uma vez que está A Matemática desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento social, uma vez que está associada a diversas áreas da vida cotidiana. Apesar de sua relevância, é perceptível que grande parte dos alunos apresentam dificuldades em compreender e associar alguns conceitos matemáticos, tais como os conteúdos relacionados à Trigonometria. Para superar essas dificuldades, é necessário que seja fornecido um ambiente de aprendizado positivo e encorajador, onde os alunos possam explorar os conceitos matemáticos de uma forma dinâmica e prática como, por exemplo, o software GeoGebra. Com base nisso, o presente estudo possui como principal finalidade investigar as contribuições do software GeoGebra para o ensino de Trigonometria na disciplina de Matemática para alunos do Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática na base de dados do Portal Periódicos da CAPES, no intervalo de 2018 a 2022, utilizando os termos de busca específicos relacionados a: ("Trigonometria”) AND (“GeoGebra”) AND “(Ensino Médio”). Atendendo a esses critérios foram identificados 5 (cinco) artigos, sendo estes distribuídos principalmente na região Sudeste do Brasil. Os resultados revelaram que o GeoGebra tem sido amplamente utilizado como uma ferramenta efetiva para o ensino da Trigonometria. Os estudos também mostraram que o uso do software GeoGebra pode contribuir para uma compreensão mais profunda dos conceitos trigonométricos, uma vez que os alunos podem explorar visualmente as relações entre ângulos e medidas, manipulando gráficos e objetos geométricos. Em conclusão, este estudo indica que o uso do GeoGebra como ferramenta de ensino da Trigonometria tem demonstrado benefícios significativos para a aprendizagem dos alunos. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem ainda mais a implementação do GeoGebra em diferentes contextos educacionais e investiguem seu impacto no desenvolvimento de habilidades trigonométricas para os estudantes do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18153_TB4771_21062023095851.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANNA NAYRA DA ROCHA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANNA"
    "autor_email" => "geovanna.n@acad.ifma.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Matemática desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento social, uma vez que está A Matemática desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento social, uma vez que está associada a diversas áreas da vida cotidiana. Apesar de sua relevância, é perceptível que grande parte dos alunos apresentam dificuldades em compreender e associar alguns conceitos matemáticos, tais como os conteúdos relacionados à Trigonometria. Para superar essas dificuldades, é necessário que seja fornecido um ambiente de aprendizado positivo e encorajador, onde os alunos possam explorar os conceitos matemáticos de uma forma dinâmica e prática como, por exemplo, o software GeoGebra. Com base nisso, o presente estudo possui como principal finalidade investigar as contribuições do software GeoGebra para o ensino de Trigonometria na disciplina de Matemática para alunos do Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática na base de dados do Portal Periódicos da CAPES, no intervalo de 2018 a 2022, utilizando os termos de busca específicos relacionados a: ("Trigonometria”) AND (“GeoGebra”) AND “(Ensino Médio”). Atendendo a esses critérios foram identificados 5 (cinco) artigos, sendo estes distribuídos principalmente na região Sudeste do Brasil. Os resultados revelaram que o GeoGebra tem sido amplamente utilizado como uma ferramenta efetiva para o ensino da Trigonometria. Os estudos também mostraram que o uso do software GeoGebra pode contribuir para uma compreensão mais profunda dos conceitos trigonométricos, uma vez que os alunos podem explorar visualmente as relações entre ângulos e medidas, manipulando gráficos e objetos geométricos. Em conclusão, este estudo indica que o uso do GeoGebra como ferramenta de ensino da Trigonometria tem demonstrado benefícios significativos para a aprendizagem dos alunos. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem ainda mais a implementação do GeoGebra em diferentes contextos educacionais e investiguem seu impacto no desenvolvimento de habilidades trigonométricas para os estudantes do Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.