Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE – PB

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, METODOLOGIA INOVADORA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9839
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 607
    "inscrito_id" => 624
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE – PB"
    "resumo" => "O ensino de Biologia ainda hoje se organiza de modo a privilegiar o estudo de conceitos, de métodos científicos e de hipóteses. Essa prática é comumente considerada descontextualizada e desmotivadora pelo estudante, gerando a necessidade de novos encaminhamentos metodológicos pelo professor, principalmente quando se trata de conteúdos complexos e de difícil compreensão, como por exemplo, evolução biológica. Com base nesse contexto foi desenvolvido um trabalho com 20 estudantes da E.E.E.M.E.P. Dr. Elpídio de Almeida do município de Campina Grande – PB, o qual teve como objetivo utilizar jogos didáticos como ferramenta de auxílio para o ensino de evolução biológica e dessa forma possibilitar aos estudantes uma melhor aprendizagem dos conteúdos ministrados pelo professor, buscando melhorar a construção do conhecimento, a reflexão, a crítica e a solução de problemas, ou seja, o ensino-aprendizagem. Esse trabalho foi desenvolvido em quatro fases: 1ª Fase: pré-diagnóstico: Onde houve a aplicação de um questionário para que pudéssemos sondar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca da temática proposta. 2ª Fase: Intervenção: Nessa fase realizamos algumas aulas expositivas e dialoga seguida de um jogo de perguntas e respostas chamado de “Quiz”, para a execução desse jogo a turma foi dividida em duas equipes (A e B). 3ª Fase: pós-diagnóstico: Aplicação de um questionário com o intuito de verificar se houve uma melhor aprendizagem do conteúdo abordado com o auxílio da metodologia utilizada e a 4ª Fase: Análise e discussão dos resultados: para essa fase foi utilizado o método (comparativo): utilizando os instrumentos sugeridos por Bardin (2011). Análise numa perspectiva formativa estando atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais dos estudantes. Em relação aos resultados, quando comparados os dados do questionário de pré com o de pós-diagnóstico verificamos que a metodologia utilizada nesse trabalho nos forneceu resultados bastante satisfatórios. A utilização do jogo tornou a aula mais dinâmica, interativa e participativa, além de proporcionar um melhor ensino-aprendizagem o que como já mencionado anteriormente foi refletido de forma bastante satisfatória no questionário de pós-diagnóstico. Foi possível observar também que os estudantes conseguiram realizar um bom trabalho em equipe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, METODOLOGIA INOVADORA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_12_13_17_idinscrito_624_42a3ca3386ddf09005b7c7d4624a2902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETE JANUÁRIO DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "ELISABETE"
    "autor_email" => "betynha17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9839
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 607
    "inscrito_id" => 624
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE – PB"
    "resumo" => "O ensino de Biologia ainda hoje se organiza de modo a privilegiar o estudo de conceitos, de métodos científicos e de hipóteses. Essa prática é comumente considerada descontextualizada e desmotivadora pelo estudante, gerando a necessidade de novos encaminhamentos metodológicos pelo professor, principalmente quando se trata de conteúdos complexos e de difícil compreensão, como por exemplo, evolução biológica. Com base nesse contexto foi desenvolvido um trabalho com 20 estudantes da E.E.E.M.E.P. Dr. Elpídio de Almeida do município de Campina Grande – PB, o qual teve como objetivo utilizar jogos didáticos como ferramenta de auxílio para o ensino de evolução biológica e dessa forma possibilitar aos estudantes uma melhor aprendizagem dos conteúdos ministrados pelo professor, buscando melhorar a construção do conhecimento, a reflexão, a crítica e a solução de problemas, ou seja, o ensino-aprendizagem. Esse trabalho foi desenvolvido em quatro fases: 1ª Fase: pré-diagnóstico: Onde houve a aplicação de um questionário para que pudéssemos sondar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca da temática proposta. 2ª Fase: Intervenção: Nessa fase realizamos algumas aulas expositivas e dialoga seguida de um jogo de perguntas e respostas chamado de “Quiz”, para a execução desse jogo a turma foi dividida em duas equipes (A e B). 3ª Fase: pós-diagnóstico: Aplicação de um questionário com o intuito de verificar se houve uma melhor aprendizagem do conteúdo abordado com o auxílio da metodologia utilizada e a 4ª Fase: Análise e discussão dos resultados: para essa fase foi utilizado o método (comparativo): utilizando os instrumentos sugeridos por Bardin (2011). Análise numa perspectiva formativa estando atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais dos estudantes. Em relação aos resultados, quando comparados os dados do questionário de pré com o de pós-diagnóstico verificamos que a metodologia utilizada nesse trabalho nos forneceu resultados bastante satisfatórios. A utilização do jogo tornou a aula mais dinâmica, interativa e participativa, além de proporcionar um melhor ensino-aprendizagem o que como já mencionado anteriormente foi refletido de forma bastante satisfatória no questionário de pós-diagnóstico. Foi possível observar também que os estudantes conseguiram realizar um bom trabalho em equipe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, METODOLOGIA INOVADORA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_12_13_17_idinscrito_624_42a3ca3386ddf09005b7c7d4624a2902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETE JANUÁRIO DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "ELISABETE"
    "autor_email" => "betynha17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O ensino de Biologia ainda hoje se organiza de modo a privilegiar o estudo de conceitos, de métodos científicos e de hipóteses. Essa prática é comumente considerada descontextualizada e desmotivadora pelo estudante, gerando a necessidade de novos encaminhamentos metodológicos pelo professor, principalmente quando se trata de conteúdos complexos e de difícil compreensão, como por exemplo, evolução biológica. Com base nesse contexto foi desenvolvido um trabalho com 20 estudantes da E.E.E.M.E.P. Dr. Elpídio de Almeida do município de Campina Grande – PB, o qual teve como objetivo utilizar jogos didáticos como ferramenta de auxílio para o ensino de evolução biológica e dessa forma possibilitar aos estudantes uma melhor aprendizagem dos conteúdos ministrados pelo professor, buscando melhorar a construção do conhecimento, a reflexão, a crítica e a solução de problemas, ou seja, o ensino-aprendizagem. Esse trabalho foi desenvolvido em quatro fases: 1ª Fase: pré-diagnóstico: Onde houve a aplicação de um questionário para que pudéssemos sondar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca da temática proposta. 2ª Fase: Intervenção: Nessa fase realizamos algumas aulas expositivas e dialoga seguida de um jogo de perguntas e respostas chamado de “Quiz”, para a execução desse jogo a turma foi dividida em duas equipes (A e B). 3ª Fase: pós-diagnóstico: Aplicação de um questionário com o intuito de verificar se houve uma melhor aprendizagem do conteúdo abordado com o auxílio da metodologia utilizada e a 4ª Fase: Análise e discussão dos resultados: para essa fase foi utilizado o método (comparativo): utilizando os instrumentos sugeridos por Bardin (2011). Análise numa perspectiva formativa estando atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais dos estudantes. Em relação aos resultados, quando comparados os dados do questionário de pré com o de pós-diagnóstico verificamos que a metodologia utilizada nesse trabalho nos forneceu resultados bastante satisfatórios. A utilização do jogo tornou a aula mais dinâmica, interativa e participativa, além de proporcionar um melhor ensino-aprendizagem o que como já mencionado anteriormente foi refletido de forma bastante satisfatória no questionário de pós-diagnóstico. Foi possível observar também que os estudantes conseguiram realizar um bom trabalho em equipe.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.