Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A FORMAÇÃO DOCENTE NUM CONTEXTO DE COMPLEXIDADE E DIVERSIDADE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, DIVERSIDADE, PESQUISA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10190
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 133
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE NUM CONTEXTO DE COMPLEXIDADE E DIVERSIDADE"
    "resumo" => "Este estudo tem o propósito de tecer algumas reflexões acerca das novas configurações da docência na atualidade, considerando a necessidade de se articular a formação e a condição docentes e de compreendê-las a partir dos contextos sócio-históricos em que se efetivam. Entende-se que a docência vai além do conjunto de ações da professora e do professor no cotidiano da sala de aula e abrange as diversas dimensões do ser professor/a em sua complexidade. Reconhecendo a concretude dessa experiência, o texto aborda elementos como a diversidade sociocultural, a subjetividade, a formação inicial e continuada, a relação professor/aluno/a, e tantos outros aspectos que constituem o sujeito professor/a neste momento histórico, marcado por rápidas e profundas transformações culturais e econômicas, forjadas e alimentadas no interior/exterior da escola, mas que incidem sobre seus tempos e espaços, trazendo novos desafios para a educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DIVERSIDADE, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_14_17_07_idinscrito_133_0439c6b32b1f2f33daf7feeeefb2ae9e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "WALDILSON DUARTE"
    "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10190
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 133
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE NUM CONTEXTO DE COMPLEXIDADE E DIVERSIDADE"
    "resumo" => "Este estudo tem o propósito de tecer algumas reflexões acerca das novas configurações da docência na atualidade, considerando a necessidade de se articular a formação e a condição docentes e de compreendê-las a partir dos contextos sócio-históricos em que se efetivam. Entende-se que a docência vai além do conjunto de ações da professora e do professor no cotidiano da sala de aula e abrange as diversas dimensões do ser professor/a em sua complexidade. Reconhecendo a concretude dessa experiência, o texto aborda elementos como a diversidade sociocultural, a subjetividade, a formação inicial e continuada, a relação professor/aluno/a, e tantos outros aspectos que constituem o sujeito professor/a neste momento histórico, marcado por rápidas e profundas transformações culturais e econômicas, forjadas e alimentadas no interior/exterior da escola, mas que incidem sobre seus tempos e espaços, trazendo novos desafios para a educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DIVERSIDADE, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_14_17_07_idinscrito_133_0439c6b32b1f2f33daf7feeeefb2ae9e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "WALDILSON DUARTE"
    "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este estudo tem o propósito de tecer algumas reflexões acerca das novas configurações da docência na atualidade, considerando a necessidade de se articular a formação e a condição docentes e de compreendê-las a partir dos contextos sócio-históricos em que se efetivam. Entende-se que a docência vai além do conjunto de ações da professora e do professor no cotidiano da sala de aula e abrange as diversas dimensões do ser professor/a em sua complexidade. Reconhecendo a concretude dessa experiência, o texto aborda elementos como a diversidade sociocultural, a subjetividade, a formação inicial e continuada, a relação professor/aluno/a, e tantos outros aspectos que constituem o sujeito professor/a neste momento histórico, marcado por rápidas e profundas transformações culturais e econômicas, forjadas e alimentadas no interior/exterior da escola, mas que incidem sobre seus tempos e espaços, trazendo novos desafios para a educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.