Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EMPATIA NA RELAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E OUVINTES: UM ESTUDO SOBRE SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98383
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4947
    "inscrito_id" => 19185
    "titulo" => "EMPATIA NA RELAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E OUVINTES: UM ESTUDO SOBRE SENTIDOS E SIGNIFICADOS"
    "resumo" => "A empatia é um construto que apresenta diversas interpretações. Neste estudo a empatia está relacionada com um movimento fraternal, afetivo e igualitário de acesso ao interior do outro pela via da sensibilização e genuíno interesse em sua história. Este artigo investiga os sentidos e significados atribuídos ao termo empatia por estudantes de uma escola regular da rede pública de ensino que atende estudantes surdos. A escola pesquisada utiliza uma metodologia voltada para a Educação Bilíngue, onde busca desenvolver um trabalho de inclusão pautado na diversidade e inserção da cultura surda no espaço escolar. O público da pesquisa são estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de uma sala de aula regular com a inclusão de um aluno surdo. Utilizou-se questionários semiestruturados para a coleta de informação e Análise de Conteúdo para a análise dos resultados. Observou-se que os estudantes amarraram seus discursos em aspectos subjacentes à empatia, relacionando-a a situações de felicidade, amizade e preocupação com o outro, estando ainda como facilitadora ao acesso da cultura surda. Tratar sobre este tema com estudantes das séries iniciais mostrou-se desafiador, pois envolve o desenvolvimento de competências socioemocionais e a compreensão de perspectivas diferentes. Se reconhece como estratégias interessantes a utilização de histórias e exemplos concretos que ilustrem situações em que as pessoas demonstram empatia. Do mesmo modo, encorajar a expressão de sentimentos poderá contribuir para que os estudantes se tornem mais conscientes dos sentimentos dos outros e mais capazes de se relacionarem com eles. Considera-se ainda como possibilidade a utilização de atividades que envolvam cooperação, pois podem contribuir para uma maior compreensão e interesse acerca do mundo do outro. Espera-se contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes e problematizar nos espaços da escola sobre a importância da empatia para as relações e para a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19185_TB4947_04102023175500.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL RODRIGO DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafael.rodrigo.morais@gma"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98383
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4947
    "inscrito_id" => 19185
    "titulo" => "EMPATIA NA RELAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E OUVINTES: UM ESTUDO SOBRE SENTIDOS E SIGNIFICADOS"
    "resumo" => "A empatia é um construto que apresenta diversas interpretações. Neste estudo a empatia está relacionada com um movimento fraternal, afetivo e igualitário de acesso ao interior do outro pela via da sensibilização e genuíno interesse em sua história. Este artigo investiga os sentidos e significados atribuídos ao termo empatia por estudantes de uma escola regular da rede pública de ensino que atende estudantes surdos. A escola pesquisada utiliza uma metodologia voltada para a Educação Bilíngue, onde busca desenvolver um trabalho de inclusão pautado na diversidade e inserção da cultura surda no espaço escolar. O público da pesquisa são estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de uma sala de aula regular com a inclusão de um aluno surdo. Utilizou-se questionários semiestruturados para a coleta de informação e Análise de Conteúdo para a análise dos resultados. Observou-se que os estudantes amarraram seus discursos em aspectos subjacentes à empatia, relacionando-a a situações de felicidade, amizade e preocupação com o outro, estando ainda como facilitadora ao acesso da cultura surda. Tratar sobre este tema com estudantes das séries iniciais mostrou-se desafiador, pois envolve o desenvolvimento de competências socioemocionais e a compreensão de perspectivas diferentes. Se reconhece como estratégias interessantes a utilização de histórias e exemplos concretos que ilustrem situações em que as pessoas demonstram empatia. Do mesmo modo, encorajar a expressão de sentimentos poderá contribuir para que os estudantes se tornem mais conscientes dos sentimentos dos outros e mais capazes de se relacionarem com eles. Considera-se ainda como possibilidade a utilização de atividades que envolvam cooperação, pois podem contribuir para uma maior compreensão e interesse acerca do mundo do outro. Espera-se contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes e problematizar nos espaços da escola sobre a importância da empatia para as relações e para a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19185_TB4947_04102023175500.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL RODRIGO DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafael.rodrigo.morais@gma"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A empatia é um construto que apresenta diversas interpretações. Neste estudo a empatia está relacionada com um movimento fraternal, afetivo e igualitário de acesso ao interior do outro pela via da sensibilização e genuíno interesse em sua história. Este artigo investiga os sentidos e significados atribuídos ao termo empatia por estudantes de uma escola regular da rede pública de ensino que atende estudantes surdos. A escola pesquisada utiliza uma metodologia voltada para a Educação Bilíngue, onde busca desenvolver um trabalho de inclusão pautado na diversidade e inserção da cultura surda no espaço escolar. O público da pesquisa são estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de uma sala de aula regular com a inclusão de um aluno surdo. Utilizou-se questionários semiestruturados para a coleta de informação e Análise de Conteúdo para a análise dos resultados. Observou-se que os estudantes amarraram seus discursos em aspectos subjacentes à empatia, relacionando-a a situações de felicidade, amizade e preocupação com o outro, estando ainda como facilitadora ao acesso da cultura surda. Tratar sobre este tema com estudantes das séries iniciais mostrou-se desafiador, pois envolve o desenvolvimento de competências socioemocionais e a compreensão de perspectivas diferentes. Se reconhece como estratégias interessantes a utilização de histórias e exemplos concretos que ilustrem situações em que as pessoas demonstram empatia. Do mesmo modo, encorajar a expressão de sentimentos poderá contribuir para que os estudantes se tornem mais conscientes dos sentimentos dos outros e mais capazes de se relacionarem com eles. Considera-se ainda como possibilidade a utilização de atividades que envolvam cooperação, pois podem contribuir para uma maior compreensão e interesse acerca do mundo do outro. Espera-se contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes e problematizar nos espaços da escola sobre a importância da empatia para as relações e para a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.