Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA: INTERSECÇÃO ENTRE BIBLIOTECA PÚBLICA E ESCOLAR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A leitura é essencial para se alcançar as competências mínimas necessárias para atender as demandas do mundo atual, sendo ela, uma atividade fundamental que assegura o desenvolvimento da imaginação e da criatividade humana, é inquestionável que o sucesso acadêmico está ligado a capacidade leitora do aluno, haja vista assegurar as vantagens competitivas ao oportunizar o desenvolvimento educacional, pessoal e social. Nesta perspectiva a leitura tornou-se preocupação para os países se desenvolverem economicamente, e dessa forma, passa a fazer parte de políticas públicas, sejam no bojo da educação formal através de sistemas educativos, sendo periodicamente avaliados, por meio de instrumentos nacionais e/ou internacionais, bem como na educação não formal por meio de ações voltadas para estimular a leitura em leitores potenciais, tendo como referência as bibliotecas escolares e as públicas. Este estudo teve como objetivo apresentar a intersecção desses dois equipamentos enquanto espaço para a formação de leitores apresentando como pano de fundo as propostas de Sistemas Nacionais de Bibliotecas Escolares e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Como recorte metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, explicativa, cujo levantamento dos dados se deu através de pesquisas bibliográficas. Contudo, vale destacar que o Brasil possui uma extensão territorial continental o que faz com que os desafios para a implantação desses sistemas sejam amplificados vide a dificuldade do cumprimento da lei de universalização das bibliotecas escolares. O estudo apontou que no Brasil as bibliotecas públicas desvirtuam das suas funções por tentar atender as demandas das bibliotecas escolares, uma vez que essas devem atender ao projeto pedagógico da instituição, enquanto que a biblioteca pública atende de forma isolada demandas de disciplinas, faltando assim uma sinergia entre espaço, proposta pedagógica e escola. Necessário que se compreendam as competências de cada uma para potencializar suas funções em atendimento ao seu público e em consequência na formação de leitores críticos.

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