OS LETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95928 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1679 "inscrito_id" => 5240 "titulo" => "OS LETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Após 20 anos de instituição da Lei Federal 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira”, faz-se necessário pesquisas que tenham visem verificar o impacto dessa legislação nas escolas. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo geral de discutir a relação entre as práticas de letramento e o ensino de Língua Portuguesa para uma educação antirracista. Para tanto, elegemos como arcabouço teórico deste estudo as concepções de Street (2014), Lopes (2004), Kleiman (1995) e Soares (2009), que discutem acerca dos letramentos como os usos da escrita e da leitura em um viés sociocultural; bem como Munanga (2012, 2019) e Carneiro (2005), que discorrem sobre o papel da escola na constituição da identidade dos indivíduos. Como metodologia, optamos pela abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, com a coleta de dados, a partir de instrumentos como: observação participante, entrevistas semiestruturadas; questionários; diário de campo; e coletas de artefatos, realizada em uma escola piloto da rede estadual do Maranhão. As contribuições desta pesquisa dizem respeito a importância da escola como espaço que fomenta a formação identitária dos indivíduos que compõem o seu corpo escolar. Tratar sobre a cultura e a história do povo negro nas disciplinas que compõem as competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC configura-se um salto para a construção de uma educação antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5240_TB1679_03052023230125.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESICA CARVALHO SALES" "autor_nome_curto" => "JESICA CARVALHO" "autor_email" => "carvalhojesicama@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95928 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1679 "inscrito_id" => 5240 "titulo" => "OS LETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Após 20 anos de instituição da Lei Federal 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira”, faz-se necessário pesquisas que tenham visem verificar o impacto dessa legislação nas escolas. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo geral de discutir a relação entre as práticas de letramento e o ensino de Língua Portuguesa para uma educação antirracista. Para tanto, elegemos como arcabouço teórico deste estudo as concepções de Street (2014), Lopes (2004), Kleiman (1995) e Soares (2009), que discutem acerca dos letramentos como os usos da escrita e da leitura em um viés sociocultural; bem como Munanga (2012, 2019) e Carneiro (2005), que discorrem sobre o papel da escola na constituição da identidade dos indivíduos. Como metodologia, optamos pela abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, com a coleta de dados, a partir de instrumentos como: observação participante, entrevistas semiestruturadas; questionários; diário de campo; e coletas de artefatos, realizada em uma escola piloto da rede estadual do Maranhão. As contribuições desta pesquisa dizem respeito a importância da escola como espaço que fomenta a formação identitária dos indivíduos que compõem o seu corpo escolar. Tratar sobre a cultura e a história do povo negro nas disciplinas que compõem as competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC configura-se um salto para a construção de uma educação antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5240_TB1679_03052023230125.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESICA CARVALHO SALES" "autor_nome_curto" => "JESICA CARVALHO" "autor_email" => "carvalhojesicama@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }