O estudo em questão relata a experiência obtida por meio da execução de um curso de extensão para professores das escolas municipais de Ouricuri-PE. O tema abordado foi "Educação e Realidade - Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica", com foco na intervenção de propostas interdisciplinares para a melhoria da qualidade do ensino. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e pesquisa-ação, tendo como aporte teórico Rêgo (2006), Angotti, Delizoicov, Pernambuco (2002), e Paulo Freire (2003, 2011 e 2013, entre outros. O curso se baseou nos três momentos pedagógicos: Estudo da Realidade (ER), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC). A participação dos licenciandos em formação inicial do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE – campus Ouricuri teve grande relevância. Três estudantes de graduação tiveram a possibilidade de coletar e sistematizar os dados, que os permitiu reelaborar a compreensão que tinham sobre sua formação profissional como docentes de química. Os resultados obtidos demonstram que houve um estabelecimento de relação entre os estudos realizados durante o curso de licenciatura e a extenso de atuação dos professores participantes do curso livre de extensão. O diálogo contribuiu para dissolver estereótipos existentes, principalmente no que diz respeito à cisão entre prática e teoria e entre conhecimentos pedagógicos e específicos.