ENTRE CARTAS E DIÁRIOS: NARRATIVAS DE SI NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POLIVALENTES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100570 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7931 "inscrito_id" => 1098 "titulo" => "ENTRE CARTAS E DIÁRIOS: NARRATIVAS DE SI NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POLIVALENTES" "resumo" => "A formação de professores é um campo fértil para o desenvolvimento de pesquisas científicas, sobretudo devido à multiplicidade de fatores e aspectos que influenciam a composição da identidade docente. Nessa área de estudo, diversos elementos interagem para constituir o perfil dinâmico do educador em formação. Aspectos pessoais, como crenças, valores, experiências de vida e trajetórias acadêmicas, combinam-se com fatores sociais, culturais e políticos, bem como com os métodos e abordagens pedagógicas adotadas no processo formativo. Neste artigo, apresentamos as contribuições das narrativas de si ou narrativas (auto)biográficas no processo de constituição da docência, vislumbrando conceitos-chave da Pesquisa Narrativa e propondo reflexões a partir de dois dispositivos de formação: o diário formativo e as cartas (auto)biográficas. O estudo está vinculado a uma pesquisa de doutoramento em Ensino Tecnológico, na qual o ato de contar de si ou a escrita (auto)biográfica são compreendidos como instrumentos de ressignificação de crenças sobre o ensino de Matemática. Neste artigo, buscamos sinalizar os meandros da pesquisa em andamento em articulação com os conceitos de diários formativos e cartas (auto)biográficas, ilustrando possibilidades de práticas pedagógicas com esses dispositivos em cenários de formação inicial de professores polivalentes. Conclui-se que a interação com as cartas e os diários permite a criação de um ambiente de reflexão para que os estudantes – futuros docentes – explorem suas vivências, experiências e sentimentos com a atividade professoral, desvelando possibilidades de aprimoramento profissional e (auto)formação. Ao assumirem uma postura investigativa e arqueológica em relação a si mesmos, esses professores em formação se tornam professores-autores-atores de sua própria história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1098_TB7931_30112023161344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE DA COSTA NEGRÃO" "autor_nome_curto" => "FELIPE NEGRÃO" "autor_email" => "felipe.unl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100570 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7931 "inscrito_id" => 1098 "titulo" => "ENTRE CARTAS E DIÁRIOS: NARRATIVAS DE SI NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POLIVALENTES" "resumo" => "A formação de professores é um campo fértil para o desenvolvimento de pesquisas científicas, sobretudo devido à multiplicidade de fatores e aspectos que influenciam a composição da identidade docente. Nessa área de estudo, diversos elementos interagem para constituir o perfil dinâmico do educador em formação. Aspectos pessoais, como crenças, valores, experiências de vida e trajetórias acadêmicas, combinam-se com fatores sociais, culturais e políticos, bem como com os métodos e abordagens pedagógicas adotadas no processo formativo. Neste artigo, apresentamos as contribuições das narrativas de si ou narrativas (auto)biográficas no processo de constituição da docência, vislumbrando conceitos-chave da Pesquisa Narrativa e propondo reflexões a partir de dois dispositivos de formação: o diário formativo e as cartas (auto)biográficas. O estudo está vinculado a uma pesquisa de doutoramento em Ensino Tecnológico, na qual o ato de contar de si ou a escrita (auto)biográfica são compreendidos como instrumentos de ressignificação de crenças sobre o ensino de Matemática. Neste artigo, buscamos sinalizar os meandros da pesquisa em andamento em articulação com os conceitos de diários formativos e cartas (auto)biográficas, ilustrando possibilidades de práticas pedagógicas com esses dispositivos em cenários de formação inicial de professores polivalentes. Conclui-se que a interação com as cartas e os diários permite a criação de um ambiente de reflexão para que os estudantes – futuros docentes – explorem suas vivências, experiências e sentimentos com a atividade professoral, desvelando possibilidades de aprimoramento profissional e (auto)formação. Ao assumirem uma postura investigativa e arqueológica em relação a si mesmos, esses professores em formação se tornam professores-autores-atores de sua própria história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1098_TB7931_30112023161344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE DA COSTA NEGRÃO" "autor_nome_curto" => "FELIPE NEGRÃO" "autor_email" => "felipe.unl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }