Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A natureza compõe uma fonte de recursos desfrutados pelo ser humano desde os primórdios até o presente, os quais tiveram sua mediação em diversas ações, tais como: na produção de alimentos, armas, vestimentas e cura medicinal. Ao longo da história da humanidade, as plantas traçaram um marco essencial como recurso alimentício e curativo. Todavia, quando se trata do saber biológico, o nível de conhecimento ainda é vagamente abordado em sala de aula. Diante disso, entender que a cultura local é de grande relevância no desenvolvimento da identidade dos cidadãos, vai além de resgatar o saber popular, interliga-o com o conhecimento científico no processo de formação educacional dos jovens. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar a construção do conhecimento etnobotânico no processo de ensino aprendizagem dos discentes em uma escola estadual de Ensino Médio no município de Crato CE, com base na utilização de plantas nativas para uso terapêutico e medicinal. Para esse fim, a presente pesquisa trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo, realizada no primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica em 2023 por meio de uma eletiva de botânica. A prática foi desenvolvida através de uma sondagem do conhecimento prévio dos alunos, se apropriando da aula expositiva dialogada e a execução de uma atividade degustativa com os recursos alimentares locais usados para fins terapêuticos. Para tal, esse trabalho apresenta-se relevante no sentido da valorização frente ao conhecimento dos alunos de ensino médio na relação das plantas medicinais com a construção de ações voltadas para a pesquisa e estudos etnobotânico.

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