Vivemos em um mundo sem fronteiras e a cada dia, mais internacional (LIMA, 2009). Nestas condições, deve ser direito de todos, conhecer não somente a sua cultura, mas também, as mais variadas possíveis, de modo a se promover não apenas um intercâmbio do estilo de vida do país estudado, mas também, propor ao aluno, o seu papel enquanto cidadão do mundo. O aluno da escola pública, muitas vezes aparece à margem, quando o assunto é conhecer outros países, na maioria dos casos, desenganados em seus próprios lares, devido a seus responsáveis considerarem o aprendizado de uma língua estrangeira, como algo desnecessário e como se a condição financeira o impedisse, não apenas de conhecer outros povos, mas também, de se aprender uma língua estrangeira. Visando essa relação cultura x ensino de língua inglesa, propomos o ensino de LI através de tópicos culturais em sala, pois através do contato desses alunos com a cultura de um país diferente do seu, pode-se trabalhar não apenas a gramática, mas também, técnicas de leitura, localização de mundo no espaço geográfico, símbolos nacionais que remetem à história do país, globalização, além de questões sociais relativas às pessoas de um determinado país, no caso desta oficina, o Canadá, conforme pensamento de Hall (1961 apud Lima, 2009) de que, “para que um indivíduo possa conhecer a si mesmo é necessário que conheça outras culturas e que as leve a sério”. O presente artigo é um relato de experiência de uma oficina, aplicada em um módulo temático do PIBID/UEPB em uma turma de 6º ano da rede municipal de ensino da cidade de Guarabira – PB.