A deficiência que muitos alunos têm de se enxergarem inseridos no mundo como indivíduos participantes é resultado da pouca importância dada à aproximação dos conteúdos lecionados na sala de aula com o cotidiano dos alunos e à inter-relação dos níveis da escala geográfica social, ainda nos anos iniciais da educação básica, tornando-se uma lacuna a ser urgentemente superada. A partir disto, este artigo vem relatar e analisar a prática desenvolvida, por meio de um trabalho realizado junto à Universidade Estadual da Paraíba, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, em uma turma da terceira série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande/PB. Para a produção deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Os objetivos do projeto dentro desta temática constituem em estimular os alunos à vontade de aprender mais sobre a sua localidade, instigando-os a observar e descobrir aspectos antes não percebidos, principalmente, por serem pouco trabalhados ao longo de sua vida escolar; despertar neles a percepção das articulações entre os compartimentos da escala geográfica social; além de buscar aguçar sua capacidade crítica, envolvendo questões geopolíticas do global ao local. Portanto, espera-se que a colaboração por meio das metodologias de apresentações e produções musicais, tenham sido eficazes para o desenvolvimento da aprendizagem na turma envolvida neste subprojeto.