CTSA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO SUL DO AMAZONAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98298 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4835 "inscrito_id" => 1049 "titulo" => "CTSA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO SUL DO AMAZONAS" "resumo" => "A pesquisa em questão é referente a importância da abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e das Questões Sociocientíficas (QSCs) no ensino de Biologia e Química, no intuito de contribuir com a formação de cidadãos críticos e reflexivos. A CTSA está relacionada às QSCs, sendo abordada por meio da contextualização dos conteúdos com o cotidiano dos alunos. O presente trabalho corresponde a uma pesquisa qualitativa, onde buscamos averiguar a formação de professores do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, quanto à abordagem sobre CTSA com enfoque de QSCs, no município de Humaitá-Am, Brasil. Foram realizados levantamentos bibliográficos e documentais sobre a temática, além da aplicação de questionários aos licenciandos em processo formativo e aos professores da educação básica egressos do curso. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes conhecem a temática CTSA, mas poucos professores a contextualizam em suas aulas. A contextualização da CTSA e das QSCs contribui positivamente para o processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais significativas e instigadoras. A abordagem dessas temáticas na formação dos futuros professores fortalece seu desenvolvimento profissional e o desenvolvimento de sua capacidade de atuação crítica e contextualizada. Além disso, destacam que essa abordagem é importante na formação inicial dos professores de Ciências: Biologia e Química, pois, promove uma aprendizagem significativa, preparando-os para atuar de forma crítica em sua futura prática profissional. No entanto, é necessário um maior engajamento dos docentes universitários na aplicação dessas abordagens em suas aulas, visando melhorar a qualidade do processo formativo dos acadêmicos. Por fim, a pesquisa ressalta a relevância da compreensão do contexto atual do ensino e das demandas sociais, visando aprimorar a qualidade da educação em todos os níveis de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1049_TB4835_20112023145114.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUEL CARLOS DA COSTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MANUEL" "autor_email" => "manuelmccsm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98298 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4835 "inscrito_id" => 1049 "titulo" => "CTSA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO SUL DO AMAZONAS" "resumo" => "A pesquisa em questão é referente a importância da abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e das Questões Sociocientíficas (QSCs) no ensino de Biologia e Química, no intuito de contribuir com a formação de cidadãos críticos e reflexivos. A CTSA está relacionada às QSCs, sendo abordada por meio da contextualização dos conteúdos com o cotidiano dos alunos. O presente trabalho corresponde a uma pesquisa qualitativa, onde buscamos averiguar a formação de professores do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, quanto à abordagem sobre CTSA com enfoque de QSCs, no município de Humaitá-Am, Brasil. Foram realizados levantamentos bibliográficos e documentais sobre a temática, além da aplicação de questionários aos licenciandos em processo formativo e aos professores da educação básica egressos do curso. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes conhecem a temática CTSA, mas poucos professores a contextualizam em suas aulas. A contextualização da CTSA e das QSCs contribui positivamente para o processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais significativas e instigadoras. A abordagem dessas temáticas na formação dos futuros professores fortalece seu desenvolvimento profissional e o desenvolvimento de sua capacidade de atuação crítica e contextualizada. Além disso, destacam que essa abordagem é importante na formação inicial dos professores de Ciências: Biologia e Química, pois, promove uma aprendizagem significativa, preparando-os para atuar de forma crítica em sua futura prática profissional. No entanto, é necessário um maior engajamento dos docentes universitários na aplicação dessas abordagens em suas aulas, visando melhorar a qualidade do processo formativo dos acadêmicos. Por fim, a pesquisa ressalta a relevância da compreensão do contexto atual do ensino e das demandas sociais, visando aprimorar a qualidade da educação em todos os níveis de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1049_TB4835_20112023145114.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUEL CARLOS DA COSTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MANUEL" "autor_email" => "manuelmccsm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }