Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID BIOLOGIA DA UESPI, PARNAÍBA, PI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97775
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4173
    "inscrito_id" => 15887
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID BIOLOGIA DA UESPI, PARNAÍBA, PI"
    "resumo" => "A vivência do ambiente escolar ainda durante a formação do licenciando fortalece e enriquece o aprendizado dos futuros professores. O PIBID tem ênfase nas práticas e inserção dos acadêmicos no contexto real, que é a sala de aula, e incentiva o aperfeiçoamento dos discentes em sua formação. Um dos grandes desafios para as universidades é oferecer aos seus alunos as condições necessárias para que eles, dentro da sua área de atuação, construam os conceitos científicos que serão primordiais para sua formação. O objetivo deste trabalho foi inventariar as atividades realizadas pelo PIBID Biologia ao longo dos seus dez anos e com isso verificar a importância deste projeto para formação dos alunos do curso de Biologia da UESPI - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba, PI. Para realização deste trabalho foram analisados os relatórios que os bolsistas tinham que apresentar ao final de cada semestre. Após a análise, foram listadas vinte atividades diferentes realizadas por eles ao longo dos dez anos de projeto. Verificou-se, dentre as atividades realizadas, que algumas ocorreram em todos os editais, outras não. As várias ações realizadas podem ser identificadas como atividades de formação e planejamento, algumas destas ações eram exclusivas dos pibidianos com a coordenação e supervisão. Outras ações eram de divulgação, como a criação da página do programa nas redes sociais, sob responsabilidade dos pibidianos. As demais ações foram aulas práticas, monitorias, feiras, gincanas, etc, elaboradas e aplicadas pelos bolsistas. As atividades avaliadas foram realizadas de forma proporcional de acordo com a necessidade de cada escola possibilitando maior vínculo entre a universidade e o ambiente escolar. Com base na análise dos resultados pode-se inferir que o Programa atingiu seus objetivos influenciando positivamente na formação dos futuros professores do curso de Ciências Biológicas de Parnaíba, PI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15887_TB4173_14062023104147.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LISSANDRA CORRÊA FERNANDES GÓES"
    "autor_nome_curto" => "LISSANDRA"
    "autor_email" => "lissandracorrea@phb.uespi"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97775
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4173
    "inscrito_id" => 15887
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID BIOLOGIA DA UESPI, PARNAÍBA, PI"
    "resumo" => "A vivência do ambiente escolar ainda durante a formação do licenciando fortalece e enriquece o aprendizado dos futuros professores. O PIBID tem ênfase nas práticas e inserção dos acadêmicos no contexto real, que é a sala de aula, e incentiva o aperfeiçoamento dos discentes em sua formação. Um dos grandes desafios para as universidades é oferecer aos seus alunos as condições necessárias para que eles, dentro da sua área de atuação, construam os conceitos científicos que serão primordiais para sua formação. O objetivo deste trabalho foi inventariar as atividades realizadas pelo PIBID Biologia ao longo dos seus dez anos e com isso verificar a importância deste projeto para formação dos alunos do curso de Biologia da UESPI - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba, PI. Para realização deste trabalho foram analisados os relatórios que os bolsistas tinham que apresentar ao final de cada semestre. Após a análise, foram listadas vinte atividades diferentes realizadas por eles ao longo dos dez anos de projeto. Verificou-se, dentre as atividades realizadas, que algumas ocorreram em todos os editais, outras não. As várias ações realizadas podem ser identificadas como atividades de formação e planejamento, algumas destas ações eram exclusivas dos pibidianos com a coordenação e supervisão. Outras ações eram de divulgação, como a criação da página do programa nas redes sociais, sob responsabilidade dos pibidianos. As demais ações foram aulas práticas, monitorias, feiras, gincanas, etc, elaboradas e aplicadas pelos bolsistas. As atividades avaliadas foram realizadas de forma proporcional de acordo com a necessidade de cada escola possibilitando maior vínculo entre a universidade e o ambiente escolar. Com base na análise dos resultados pode-se inferir que o Programa atingiu seus objetivos influenciando positivamente na formação dos futuros professores do curso de Ciências Biológicas de Parnaíba, PI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15887_TB4173_14062023104147.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LISSANDRA CORRÊA FERNANDES GÓES"
    "autor_nome_curto" => "LISSANDRA"
    "autor_email" => "lissandracorrea@phb.uespi"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A vivência do ambiente escolar ainda durante a formação do licenciando fortalece e enriquece o aprendizado dos futuros professores. O PIBID tem ênfase nas práticas e inserção dos acadêmicos no contexto real, que é a sala de aula, e incentiva o aperfeiçoamento dos discentes em sua formação. Um dos grandes desafios para as universidades é oferecer aos seus alunos as condições necessárias para que eles, dentro da sua área de atuação, construam os conceitos científicos que serão primordiais para sua formação. O objetivo deste trabalho foi inventariar as atividades realizadas pelo PIBID Biologia ao longo dos seus dez anos e com isso verificar a importância deste projeto para formação dos alunos do curso de Biologia da UESPI - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba, PI. Para realização deste trabalho foram analisados os relatórios que os bolsistas tinham que apresentar ao final de cada semestre. Após a análise, foram listadas vinte atividades diferentes realizadas por eles ao longo dos dez anos de projeto. Verificou-se, dentre as atividades realizadas, que algumas ocorreram em todos os editais, outras não. As várias ações realizadas podem ser identificadas como atividades de formação e planejamento, algumas destas ações eram exclusivas dos pibidianos com a coordenação e supervisão. Outras ações eram de divulgação, como a criação da página do programa nas redes sociais, sob responsabilidade dos pibidianos. As demais ações foram aulas práticas, monitorias, feiras, gincanas, etc, elaboradas e aplicadas pelos bolsistas. As atividades avaliadas foram realizadas de forma proporcional de acordo com a necessidade de cada escola possibilitando maior vínculo entre a universidade e o ambiente escolar. Com base na análise dos resultados pode-se inferir que o Programa atingiu seus objetivos influenciando positivamente na formação dos futuros professores do curso de Ciências Biológicas de Parnaíba, PI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.