A vivência do ambiente escolar ainda durante a formação do licenciando fortalece e enriquece o aprendizado dos futuros professores. O PIBID tem ênfase nas práticas e inserção dos acadêmicos no contexto real, que é a sala de aula, e incentiva o aperfeiçoamento dos discentes em sua formação. Um dos grandes desafios para as universidades é oferecer aos seus alunos as condições necessárias para que eles, dentro da sua área de atuação, construam os conceitos científicos que serão primordiais para sua formação. O objetivo deste trabalho foi inventariar as atividades realizadas pelo PIBID Biologia ao longo dos seus dez anos e com isso verificar a importância deste projeto para formação dos alunos do curso de Biologia da UESPI - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba, PI. Para realização deste trabalho foram analisados os relatórios que os bolsistas tinham que apresentar ao final de cada semestre. Após a análise, foram listadas vinte atividades diferentes realizadas por eles ao longo dos dez anos de projeto. Verificou-se, dentre as atividades realizadas, que algumas ocorreram em todos os editais, outras não. As várias ações realizadas podem ser identificadas como atividades de formação e planejamento, algumas destas ações eram exclusivas dos pibidianos com a coordenação e supervisão. Outras ações eram de divulgação, como a criação da página do programa nas redes sociais, sob responsabilidade dos pibidianos. As demais ações foram aulas práticas, monitorias, feiras, gincanas, etc, elaboradas e aplicadas pelos bolsistas. As atividades avaliadas foram realizadas de forma proporcional de acordo com a necessidade de cada escola possibilitando maior vínculo entre a universidade e o ambiente escolar. Com base na análise dos resultados pode-se inferir que o Programa atingiu seus objetivos influenciando positivamente na formação dos futuros professores do curso de Ciências Biológicas de Parnaíba, PI.